Foto: Divulgação / Disney

Um grupo de mais de cinquenta atrizes e atores amarelos brasileiros, entre eles Lian Tai, Jacqueline Sato, Daniele Suzuki, Bruna Aiiso, Carlos Takeshi e Yasmin Thin Qi, estão impulsionando uma campanha para denunciar a falta de representatividade na dublagem brasileira do filme “Red: Crescer é uma Fera”, da Disney, que estreou esse mês no Brasil.

Ontem (17), atrizes como Jacqueline Sato, Ana Hikari e Bruna Aiiso foram às redes sociais fazer uma crítica importante. Em suas publicações, elas afirmam ter amado a iniciativa da Pixar de trazer para as telas a história de uma personagem com descendência asiática. Entretanto, a falta de dubladores asiáticos na versão brasileira da animação as fez entrar em questionamentos relacionados à falta de representatividade asiática.

“Por que nenhum artista asiático brasileiro foi escalado? Sim, existimos! E somos muitos!”, escreveram as atrizes na publicação.

A dublagem original, que é em inglês, conta com atores asiático-americanos como, Rosalie Chiang (Mei Lee), Sandra Oh (Ming Lee), Orion Lee (Jin Lee), James Hong (Mr. Gao) e Maitreyi Ramakrishnan (Priya). O elenco brasileiro, por sua vez, conta com Nina Medeiros, Flávia Alessandra, Rodrigo Lombardi, Ary Fontoura e Raquel Carlotti.

A trama acompanha Mei Lee, uma menina sino-canadense de 13 anos, que se vê dividida entre o conforto da infância e o caos da adolescência. No entanto, como se não bastassem as mudanças em seus interesses, relacionamentos e no próprio corpo, sempre que Mei fica com as emoções em alta, ela se transforma em um gigante panda vermelho.