Foto: Mídia NINJA

Celebrando uma parceria que já dura anos e que se intensificou fortemente de 2016 para cá, a Mídia NINJA e os povos originários do Brasil também estarão juntos na Nave Coletiva que será a sede da APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – na capital paulistana.

A relação entre a Mídia NINJA e a causa indígena na luta contra a onda de violência que os povos originários do Brasil vêm sofrendo nos últimos tempos e contra os ataques ao meio ambiente tem agora um ponto de encontro e convergência. A inauguração do escritório acontece junto com o lançamento da Nave, entres os dias 21 e 24 de novembro, durante o Festival NINJA, com a presença de Sônia Guajajara, Célia Xakriabá e diversas lideranças indígenas de todo o Brasil.

Sônia e Célia chegam a São Paulo no dia 20 de novembro e vêm direto da “Jornada Indígena – Nenhuma gota a mais” – realizada pela Apib em parceria com outras organizações, entre elas a Mídia NINJA. A Jornada está circulando por 17 países da Europa, com um conjunto de lideranças indígenas de todas as regiões do Brasil, e tem por objetivo pressionar governos e empresas a cumprirem os acordos internacionais climáticos e de direitos humanos (inclusive direitos dos povos indígenas) dos quais o Brasil é signatário.

Foto: Midia NINJA

“Nos últimos anos a gente tem buscado fortalecer a comunicação indígena por nós mesmos. Porque se a gente é o fato, a gente tem que ser a fonte também. E a Mídia NINJA sempre nos deu isso, a oportunidade de que a gente mesmo se coloque e se posicione”, diz Sônia Guajajara, coordenadora nacional da APIB. “Além deste espaço nas suas redes, a nossa parceria ganhou organicidade e é cotidiana. Ela se fortalece no processo de criação da Mídia India, onde a NINJA teve papel fundamental, no apoio às candidaturas indígenas em 2018, e agora na construção da Jornada Indígena – Nenhuma Gota a Mais. Por isso que estamos juntos também em mais esta ação. Chegamos direto da Europa para lançar nosso espaço dentro da Nave Coletiva e participar do Festival NINJA”.

Durante o Festival NINJA, a Apib também terá uma programação especial no evento que já tem nomes confirmados como Caetano Veloso, Fernando Haddad, Manuela D’Ávila, Glenn Greenwald e mais uma centena de convidados e colaboradores da Mídia NINJA no Brasil e na América Latina. Serão mais de 80 horas de programação.

Para garantir a sua vaga no Festival NINJA é simples: siga @navecoletiva no instagram, preencha o formulário na bio, e participe da campanha de financiamento coletivo. As vagas são limitadas e as atividades não terão cobrança de ingressos.

Clique aqui e acesse o site do Festival NINJA
Clique aqui e ajude a financiar o Festival NINJA