Foto: Reprodução / FIFA World Cup

Por Rachel Motta Cardoso

Em um dos grupos mais “loucos” da Copa do Mundo, Polônia e Argentina entraram na partida com chances de terminarem em primeiro lugar no grupo C, assim como Arábia Saudita, que enfrentava o México no outro jogo.

O confronto marca a continuidade de seleções que buscam o título como legado a ser deixado por seus ídolos: Messi e Lewandowski. E é justamente o conjunto de resultados que poderia fazer com que um deles deixasse a Copa ainda na fase de grupos. O que será que o estádio que marcou a vitória do Brasil sobre a Suíça, classificando os brasileiros para a próxima fase, reservava para estas duas equipes?

Os técnicos surpreenderam ao escolherem sistemas táticos diferentes daqueles apresentados nos últimos jogos. Enquanto Scaloni deixou o seu 4-4-2 e partiu para um 4-3-3, Michniewicz variou o seu 3-5-2 para um 4-5-1, esquema que isola Lewandowski no ataque.

O resultado disso foi um primeiro tempo com uma Polônia recuada e argentinos ditando o ritmo do jogo. A escolha de Scaloni, trazendo Férnandez e Acuña para o time titular, fez com que os hermanos apresentassem um jogo com maior mobilidade e com muitos arranques no ataque. O trio de ataque, com Messi, Álvarez e Di Maria deu bastante trabalho à zaga polonesa de Kiwior e Glik.

A movimentação do camisa 10 argentino, se posicionando mais ao meio e recuando, abria um corredor no lado esquerdo do ataque e fazendo com que Acuña se apresentasse inúmeras vezes nas costas dos lentos zagueiros poloneses. O meio de campo polonês também ajudou bastante os hermanos, pois erravam muitos passes, levando ao rápido contra-ataque de Messi e seu grupo. Mas se o meio da Polônia favorecia os argentinos… O paredão polonês se apresentava! Scznesny foi o nome deste primeiro tempo, realizando defesas difíceis e importantes! Pegou até pênalti batido por Messi e que foi marcado pelo juíz após ser chamado pelo VAR, aos 35 minutos.

O que tivemos no primeiro tempo foi, por um lado, uma Polônia completamente recuada em seu campo defensivo e com seu goleiro fechando todos os espaços da rede polonesa. De outro, uma Argentina agressiva, com bastante movimentação e buscando o seu gol para terminar em primeiro lugar no grupo C.

O segundo tempo mal começava e, em uma jogada que começou pelo lado direito, Mac Allister recebe no meio da grande área polonesa, abrindo o placar para os argentinos aos 46’! Messi fez diversas das suas clássicas jogadas, com arrancadas e dribles sobre os jogadores poloneses, mas não consegue marcar. Aos 68’, o jovem Álvarez faz um golaço ao acertar um belo chute cruzado no canto superior esquerdo de Szczesny, não dando chance para o paredão polonês.

A seleção argentina não diminui o ritmo e domina todo o segundo tempo, dando poucas chances aos poloneses, que tiveram apenas um bom lance aos 49’, com uma cabeçada de seu zagueiro Glik em cruzamento oriundo de falta marcada contra os hermanos. Mesmo com modificações no elenco, o técnico Michniewicz não mudou a postura de seu time em campo, apostando no resultado de México e Arábia Saudita para se classificar para a próxima fase.

Em sua melhor partida até aqui, os argentinos se classificam em primeiro lugar no Grupo C e enfrentarão a seleção australiana nas oitavas. O jogo será às 16h, do dia 03/12.

Com a vitória dos mexicanos por 2 gols sobre os sauditas, os poloneses terminaram em segundo lugar e pegam a França nas oitavas de final. A partida será disputada no dia 04/12, às 12h.

Confira a cobertura completa no fio abaixo:

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube