No último sábado, a apresentadora Talitha Morete do programa “É de Casa”, convidou uma doceira chamada Silene para fazer uma receita de cocada no programa e reproduziu uma situação racista ao vivo.

Talitha conheceu a cozinheira, que vende cocadas, em um salão de beleza que ela frequenta no Rio de Janeiro, e a convidou para fazer a receita no programa semanal que apresenta. As duas até fizeram juntas o prato que a convidada comercializa durante o programa.

Quando as cocadas ficaram prontas, Silene estava sentada ao lado de outros convidados no momento em que Talitha levou os doces para a área externa do cenário do programa. A apresentadora, então, entregou a bandeja na mão da cozinheira e indicou que ela, uma mulher negra, deveria servir os demais, a maioria brancos.

“A dona da cocada vai fazer as honras da casa. Vai servir todo mundo, Silene! Por favor, pode oferecer porque está todo mundo querendo a sua casa”, disse Talitha ao vivo. Foi então que Manoel Soares, que também apresenta o programa, fez uma intervenção necessária, barrando que o episódio de racismo prosseguisse.

“Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem vou servir, porque você não vai servir ninguém”, disse Manuel enquanto pegava a bandeja de Silene.

Nas redes, as imagens do momento foram compartilhadas com diversas críticas sobre a atitude da apresentadora Talitha e elogios ao apresentador Manuel, que deu uma verdadeira aulade como lidar com o racismo estrutural. Confira algumas das repercussões:

https://twitter.com/lazarorosa25/status/1536413632149524481

https://twitter.com/diasothiago/status/1536691796868218880

https://twitter.com/lazarorosa25/status/1536740905369194500