Foto: reprodução/Giovanna Marinho, Anderson Gomes

Após invasão na sede dos três poderes em Brasília, nesse domingo (8), acampados de extrema direita em frente aos quartéis em pelo menos oito estados se organizaram para cometer atentados contra refinarias, centrais de distribuição de combustível, vias de acesso à aeroportos e portos, com o objetivo de “produzir o caos, a desordem”, para uma suposta intervenção militar. Houve registro de tentativa de bloqueios em Ceará, Amazonas, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Um levantamento preliminar da Federação Única dos Petroleiros enviado para o setor de inteligência da Petrobras aponta que, apesar de forças de segurança atuarem para impedir os bloqueios nas refinarias, a mobilização continua ativa nos grupos de extrema direita no Telegram e WhatsApp. Ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, é para prisão em flagrante dos acampados e suspeitos de tentativas de atos terroristas.

A Mídia NINJA fez uma varredura nas principais mobilizações e atualiza o status dos acampamentos e bloqueios no Brasil, com base em informações da FUP e agências de notícias locais. Confira:

Ceará

A Justiça Federal expediu ordem para autoridades locais para “desocupação e dissolução total”, em até 24 horas, nas imediações da 10ª Região Militar. No local, de acordo com o G1, estão acampadas cerca de duzentas pessoas.

Amazonas

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) alertou autoridades do judiciário e policial sobre tentativa de invasão na refinaria Isaac Sabbá na noite de domingo (8). Com grande efetivo policial, a tentativa de atentado foi frustrada e os radicais voltaram para o acampamento em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA). Na manhã desta segunda (9), um efetivo da Polícia Federal chegou ao local para desocupar a área militar. Existe risco de confronto.

Novo Progresso e Altamira, Pará

Manifestantes bloqueiam a BR-163 em Novo Progresso e Altamira. PRF presente nos dois locais, monitorando e negociando com manifestantes.

Curitiba, Paraná

Golpistas fizeram bloqueio com terra em duas vias na região metropolitana de Curitiba. Segundo a FUP, o local dá acesso a uma distribuidora próxima à refinaria em Araucária. A Tropa de Choque negocia a retirada do bloqueio na madrugada desta segunda, segundo a FUP.

Canoas, Rio Grande do Sul

Cerca 30 terroristas estão entre a refinaria e a base da Vibra. Funcionários acessam o local normalmente. Há forças de segurança.

Refinaria Duque de Caxias, Rio de Janeiro

A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou, na noite deste domingo, que a Tropa de Choque está em frente ao local. A Federação destaca que há diversas mensagens circulando nas redes sociais convidando a presença de manifestantes na Reduc e Distribuidoras de combustíveis em Caxias.

Betim, Minas Gerais

Cerca de 40 bolsonaristas no local, sem bloqueio. Polícia Militar no local. Há informações de que dois ônibus estariam se dirigindo para o local durante a

São José dos Campos, São Paulo

Todos os caminhões carregaram na Base do Vale do Paraíba, Empresa Vibra (antiga BR-Distribuidora). No início da manhã a Polícia Militar precisou negociar com os manifestantes. Permanecem acampados aproximadamente 50 deles. Polícia Militar no local.

*Com informações da Federação Única dos Petroleiros, G1 e Folha de São Paulo

Leia mais:

Três poderes lançam nota conjunta em repúdio aos atos terroristas em Brasília

Movimentos sociais mobilizam atos pela democracia em todo o Brasil; confira a agenda