Foto: Divulgação Confederação Brasileira de Handebol

Por Julhia Marqueti | PanAmericanas

A abertura oficial dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, ainda nem ocorreu e as meninas da Seleção Brasileira de Handebol já se encontram em concentração no solo peruano. Com o primeiro desafio marcado para amanhã (24), diante da Seleção de Cuba, o grupo desembarcou na sede da competição na tarde desta segunda-feira (22).

Com 14 nomes na lista final, a equipe comandada por Jorge Dueñas é composto pelas goleiras Bárbara Arenhart e Renata Arruda, pelas ponteiras Adriana de Castro, Mariana Costa e Larissa Araújo, pelas armadoras Deonise Fachinello, Ana Paula Rodrigues, Bruna de Paula, Patricia Matiele, Eduarda Amorim Jaqueline Anastácio e Samara Vieira, além das pivôs Elaine Gomes e Tamires de Araújo.

Preparação

Para seguir em busca ao título e a tão sonhada vaga para os Jogos Olímpicos de 2020, a Seleção passou por duas semanas de intenso trabalho que antecederam a competição. Reunidas em São Bernardo do Campo (SP), os treinos foram divididos em duas semanas, sendo: a primeira, do dia 1° a 9 de julho, com foco total na preparação física e, a segunda, do dia 14 a 20, com a preparação técnica e realização de jogos-treinos.

As convocadas também foram separadas em dois momentos, tendo 22 convocadas para a primeira etapa, 18 para a segunda e apenas 14 para a lista final.

No Pan 2019

Incluindo o Grupo A, a seleção tem como adversárias as seleções de Canadá e Porto Rico além de Cuba, sua primeira adversária. Considerado o “grupo da morte” da modalidade, os jogos começam no dia 24 e seguem até o dia 27, pela primeira fase com todas as partidas ocorrendo no Ginásio Polideportivo 1, na Villa Deportiva Nacional em Lima.

Calendário

Brasil x Cuba : 24 de julho, às 22h30;
Canadá x Brasil: 25 de julho, às 22h30;
Brasil x Porto Rico: 27 de julho, às 20h00