Dois anos e quatro meses depois de deixar a prisão política em Curitiba, Lula retorna pela primeira vez ao estado paranaense. Na capital, ele vivenciou 580 dias de encarceramento após ser alvo de um processo ilegal conduzido por um juiz imoral.

O percurso do pré-candidato a presidência iniciou com um encontro com lideranças políticas em Curitiba. Neste sábado, Lula está em Londrina, onde se encontrará com apoiadores no assentamento Eli Vive, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), a maior área de reforma agrária inserida em região metropolitana do Brasil e criada pelo ex-presidente durante sua segunda gestão, em 2009.

Assista ao vivo:

No assentamento, que tem 109 km de estradas rurais, os camponeses produzem grãos, hortaliças, leite, café e panificados.

A cooperativa do assentamento fornece dez toneladas por semana de alimentos para o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e, na última safra, comercializou 15 mil sacas de milho, 10 mil sacas de soja e 10 mil sacas de feijão preto e carioquinha.

Outras 15 toneladas de alimentos são entregues na Ceasa (Central de Abastecimento) toda semana, além da comercialização de 80 mil litros de leite por mês. As informações são da Folha de São Paulo.