De 100 eleitores que participaram da pesquisa e que não votaram em nenhum dos dois candidatos no primeiro turno, 59% tendem a votar em Lula

Lula em debate na Band. Foto: Ricardo Stuckert

Pesquisa qualitativa da Atlas/Intel com 100 eleitores indecisos mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em vantagem de Jair Bolsonaro (PL) após o debate na Band, realizado na noite deste domingo (16).

Dos 100 eleitores que participaram da pesquisa e que não votaram em nenhum dos dois candidatos no primeiro turno, 59% tendem a votar em Lula e 32% tendem a apoiar Bolsonaro. Outros 9% ainda estão indecisos.

Fonte: Reprodução/O Cafezinho

Ainda de acordo com o levantamento, 54% dizem que o petista venceu o debate contra 32% de Bolsonaro. Outros 14% dizem não saber. Já entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), 60% afirmam que Lula saiu vencedor ante 36% de Bolsonaro. Cerca de 4% não souberam responder os cenários.

Fonte: Reprodução/O Cafezinho

Engajamento nas redes

Durante debate na Band, alguns assuntos predominaram nas discussões do Twitter e conforme levantamento DataFórum – da Revista Fórum especial sobre o debate na Band – a performance de Lula gerou alto engajamento nas redes.

Entre os principais assuntos mais comentados durante o confronto entre os presidenciáveis estava a confissão de Bolsonaro (PL) de que compra parlamentares com o orçamento secreto, a presença do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) como assessor do presidente e o preconceito de classe do candidato da extrema direita contra as pessoas que vivem em favelas.

Outro fato que gerou muita menção negativa ao nome de Bolsonaro foi quando ele citou a ida de Lula ao Complexo do Alemão e, com profundo preconceito de classe, afirmou que na favela visitada pelo petista “só vivem bandidos”.

Destacaram que a presença de Moro confirma a suspeição de sua atuação na Lava Jato, ou seja, de que Moro trabalhou para tirar Lula (PT) da jogada no pleito de 2018. Inclusive, a presença do ex-juiz suspeito no debate foi classificada como “humilhante” pelos internautas e gerou diversos memes.

Foram analisados 340.853 tweets a partir dos seguintes termos de busca: debate, debateband, DebateNaBand, LulaNaBand, BolsonaroNaBand, #debateband, #DebateNaBand, #LulaNaBand, #BolsonaroNaBand

Com informações da Revista Fórum e O Cafezinho