Com 15 faixas, o álbum tem participações de Black Alien, Tropkillaz, Criolo, sample da MC Carol de Niterói e o saudoso Marcelo Yuka na abertura

“Jardineiros” é o primeiro álbum do Planet Hemp em 22 anos. Foto: Divulgação/Instagram/@ronaldo_land

Por Mauro Utida

Os maconheiros mais famosos do Brasil estão de volta com um álbum de inéditas após 22 anos. O Planet Hemp lançou, nesta sexta-feira (21), o disco “Jardineiros” pela gravadora Som Livre e volta com tudo com um trabalho que continua defendendo a descriminalização da erva e deixando o seu importante recado sobre o momento sociopolítico que o país vive.

A banda, liderada por Marcelo D2 e BNegão e que marcou o rock nacional dos anos 1990, não lançava um álbum no mercado desde 2000. O grupo reúne grandes artistas nacionais e internacionais, incluindo velhos conhecidos para ditar o tom de um disco que volta nas origens da banda e, ao mesmo tempo, explora novas direções sonoras.
Atualmente a formação da banda também conta com Formigão (baixo – formação original), Pedro Garcia (bateria) e Nobru (guitarra).

Com 15 faixas e incluindo participações com nomes como Black Alien (que já fez parte da banda), Tropkillaz (que conta com o DJ Zegon, Criolo, um sample da MC Carol de Niterói e, ainda, o saudoso Marcelo Yuka na abertura do disco.

A faixa “Distopia”, que conta com a participação de Criolo já havia sido divulgada no dia 20 de setembro. “Tá tudo errado, irmão, então pega a visão / Pobre defende rico, empregado o patrão / Político vira herói, juízes super-heróis / Estão acima das leis, acima de tudo, acima de nós”. Assista o clipe:

A produção do disco “Jardineiros” reúne um timaço junto à banda. Mario Caldato, aclamado mundialmente pela produção dos discos dos Beastie Boys e produtor do segundo disco do Planet Hemp, “Os cães ladram mas a caranava não para” (1997), assina parte das faixas. Também assinam a produção de algumas músicas, o DJ Zegon, que fez parte da formação original da banda, e NAVE, produtor famoso por seus prêmios no Grammy Latino e por trabalhar com nomes como Criolo e Emicida.

A faixa que dá nome ao álbum trás a mensagem de que “jardineiro não é traficante” em uma batida “ragga muffin” e os vocais de D2 e BNegão.