Fotos: Reprodução

Nesta semana, as imagens da senadora italiana Licia Ronzulli, carregando sua filha bebê durante o exercício do parlamento, voltaram a circular nas redes. As fotografias mostram a senadora conciliando o exercício de mãe e parlamentar, abrindo um debate sobre maternidade e desigualdade de gênero.

Para quem lembra, as fotos da senadora também se tornaram icônicas há 10 anos, quando elas foram publicadas pela primeira vez. À época, Licia representava a Itália no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na França. As imagens mostram a jornada da pequena Vittoria de bebê de colo a dois anos de idade. O nome de Licia Ronzulli chegou a alcançar fama para além dos muros da Europa por conta do debate sobre o papel da mulher e da maternidade, que é um dos temas pilares do exercício da senadora na atualidade.

Publicada nas redes da Mídia NINJA nesta quinta-feira (24), os comentários se dividem entre palavras de carinho à pequena Vittoria, que inclusive participa ativamente com a mãe, levantando a mão nas votações no Senado, a provocações sobre a romantização e a jornada dupla. “Embora o trabalho de cuidado não deva ser só delas, fica a pergunta: com que frequência você vê homens fazerem o mesmo?”, foi o questionamento dado pela Revista TPM ao compartilhar as imagens.

Hoje, Vittoria está com 11 anos. “Dez anos se passaram desde que esta foto, que se tornou icônica, foi tirada. No entanto, depois de tantos anos, a conciliação trabalho-família ainda é um problema para muitas, muitas mulheres, que não querem desistir de se realizar mesmo como mães e ter que escolher entre filhos e carreira”, escreveu Ronzulli, no Instagram, conforme publicação da revista Crescer.

Foto: Reprodução / Instagram

Ainda conforme a Crescer, Licia comemora os 4 meses do chamado “assegno unico”, uma política social que oferece auxílio financeiro para famílias com filhos menores de idade. “Hoje, poucos meses após a introdução do abono único, quase 4 milhões de famílias com crianças já fizeram a solicitação. A batalha ainda é longa, mas este é um primeiro passo importante para uma verdadeira revolução cultural”, diz ela.