“A gente vai cuidar do povo preto aqui e fora do Brasil”, disse a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco

Foto: Real Madrid
A onda de solidariedade a Vini Jr. só aumenta. Depois do Itamaraty convocar a embaixadora da Espanha para explicar como o governo espanhol pretende pôr fim a seguidos episódios de racismo no campeonato La Liga, nas redes, além do repúdio ao comportamento dos torcedores do Valencia, crescem as mensagens de apoio e solidariedade de jogadores, artistas, políticos e personalidades.
“Estou perguntando às autoridades espanholas qual é o próximo passo. A gente vai cuidar do povo preto aqui e fora do Brasil”, disse a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Na linguagem diplomática, a convocação de um embaixador estrangeiro é considerada um primeiro ato de repúdio formal a outro país.
Inaceitável! O peito chega aperta de tanta indignação! Até quando teremos que lidar com isso!?
Chega de racismo!!!!!!!!!
— Anielle Franco (@aniellefranco) May 21, 2023
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, demonstrou apoio ao brasileiro Vini Jr, e indicou que o protocolo da Fifa poderia ter sido seguido até o fim na partida entre Real e Valencia, no domingo, pelo Campeonato Espanhol.
“Total solidariedade a Vinicius. Não há lugar para o racismo no futebol ou na sociedade e a Fifa apoia todos os jogadores que se encontram em tal situação”, escreveu Infantino em breve comunicado em suas redes sociais. “Os eventos durante a partida entre Valencia e Real Madrid mostram que isso precisa acontecer. É por isso que o processo de três etapas existe nas competições da Fifa e é recomendado em todos os níveis do futebol.”
A postura das autoridades espanholas e das entidades que gerem o futebol é criminosa. Revela inegável conivência com o racismo.
Deixo o meu abraço em @vinijr e a certeza de que estarei a seu lado na luta pela responsabilização dos que o atacam, mas também dos que se omitem.— Silvio Almeida (@silviolual) May 21, 2023
Queria fazer um gesto de solidariedade ao @vinijr, um jovem que certamente é o melhor jogador do Real Madrid, e que sofre repetidas ofensas. Espero que a Fifa e outras entidades tomem providências, para não deixar que o racismo tome conta do futebol.
— Lula (@LulaOficial) May 21, 2023
Sempre fizeram de tudo para evitar que o preto chegasse ao topo… escravizaram, marginalizaram e mataram. Mas nunca vão derrubar quem nasceu para ser grande. A história se esquece dos ratos e agiganta quem luta contra essa gente ruim. Tamo junto sempre, @vinijr 👊🏾🙏🏾 pic.twitter.com/8Y3r1J89xj
— Richarlison Andrade (@richarlison97) May 21, 2023
Hay cosas que jamas deben suceder ni dentro ni fuera de un estadio. NO al racismo ni a la intolerancia! pic.twitter.com/bn5iqKhFBO
— Thibaut Courtois (@thibautcourtois) May 21, 2023
Hoje foi mais um dia triste aqui na Espanha, mais um dia que infelizmente os racistas venceram. É uma vergonha!
Sofrer racismo, se defender e depois ser expulso tentando se defender! Até quando temos que aguentar isso?
Estou com você, irmão! @vinijr a nossa luta continua! ✊🏾
— Éder Militão (@edermilitao) May 21, 2023
Força Irmão @vinijr, vamos Lutar até o fim! 🔥✊🏿
— Paulinho (@PaulinhoPH7) May 21, 2023