“A gente vai cuidar do povo preto aqui e fora do Brasil”, disse a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco

Foto: Real Madrid

A onda de solidariedade a Vini Jr. só aumenta. Depois do Itamaraty convocar a embaixadora da Espanha para explicar como o governo espanhol pretende pôr fim a seguidos episódios de racismo no campeonato La Liga, nas redes, além do repúdio ao comportamento dos torcedores do Valencia, crescem as mensagens de apoio e solidariedade de jogadores, artistas, políticos e personalidades.

“Estou perguntando às autoridades espanholas qual é o próximo passo. A gente vai cuidar do povo preto aqui e fora do Brasil”, disse a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Na linguagem diplomática, a convocação de um embaixador estrangeiro é considerada um primeiro ato de repúdio formal a outro país.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, demonstrou apoio ao brasileiro Vini Jr, e indicou que o protocolo da Fifa poderia ter sido seguido até o fim na partida entre Real e Valencia, no domingo, pelo Campeonato Espanhol.

“Total solidariedade a Vinicius. Não há lugar para o racismo no futebol ou na sociedade e a Fifa apoia todos os jogadores que se encontram em tal situação”, escreveu Infantino em breve comunicado em suas redes sociais. “Os eventos durante a partida entre Valencia e Real Madrid mostram que isso precisa acontecer. É por isso que o processo de três etapas existe nas competições da Fifa e é recomendado em todos os níveis do futebol.”

https://twitter.com/richarlison97/status/1660428129511284737

https://twitter.com/edermilitao/status/1660388790634987520

https://twitter.com/PaulinhoPH7/status/1660422146269519875