Foto: Luca / Pixar

Indicado ao Oscar 2022, a animação “Luca”, dos estúdios Pixar, é um dos filmes que têm sido citados na crescente polêmica de vetos LGBTfóbicos que veio à tona desde que foi descoberto o patrocínio da Disney ao projeto “Don’t Say Gay”. Conforme apurado pela Variety, o filme teria um personagem abertamente LGBT, mas a sexualidade não foi revelada na versão final da animação.

Duas fontes não identificadas que trabalham no estúdio da Disney confirmaram que a personagem Giulia, a amiga humana de Luca e Alberto no filme, seria lésbica. A razão pela qual isso não acabou aparecendo na versão final do filme foi porque eles não conseguiram descobrir como incluir a sexualidade de sua personagem no filme sem dar a ela um interesse amoroso.

“Muitas vezes nos deparamos com a pergunta: ‘Como fazemos isso sem dar a eles um interesse amoroso?’”, disse uma das fontes à Variety. “Isso acontece com muita frequência na Pixar”.

Luca, para quem ainda não assistiu ao filme, é uma história de amadurecimento sobre um monstro marinho adolescente chamado Luca que foge para o mundo da superfície com seu melhor amigo e companheiro monstro marinho Alberto. Trazendo temas que incluem guardar segredos de quem você ama, fugir de casa para ser o seu eu mais autêntico e esconder sua identidade da sociedade, há muito em Luca que as pessoas LGBTQ+ podem se identificar.

Nenhuma química romântica entre Luca e Alberto foi oficializada, e o diretor da animação, Enrico Casarosa, explicou que, embora tornar gays os dois personagens principais do filme fosse definitivamente uma possibilidade, ele preferiu reforçar uma fase da vida infantil a que ele chama de “pré-romance”, que faz parte da vida de muitas crianças, quando não pensamos ainda em namoro, mas em estreitar nossas amizades.

“Na minha primeira versão, percebi que não tínhamos feito um filme de crianças sendo crianças”, disse Casarosa à Out no ano passado. “Há aquele momento em que talvez não estejamos pensando em namorados e namoradas ainda. É realmente mais sobre amizades”.

Beijo lésbico é reinserido na animação ‘Lightyear’, da Disney Pixar, após protesto da equipe

Don’t Say Gay

A notícia de que Giulia quase poderia ser uma personagem abertamente lésbica em Luca vem logo após Disney entrar em apuros com muitos de seus fãs LGBTQ+ por financiar legisladores na Flórida que apoiam o controverso projeto de lei “Don’t Say Gay”, que veta qualquer diálogo sobre sexualidade nas escolas e instituições.

Na mesma reportagem da Variety mencionada anteriormente, também foi revelado que os animadores da Pixar restauraram uma cena homoafetiva no próximo filme da Lightyear. Isso ocorreu depois que um grupo de funcionários divulgou um comunicado no início de março alegando que executivos da Disney haviam censurado cenas LGBT+ de enredos em vários filmes da Pixar.

Fonte: Out, com informações da Variety