Foto: Sergio Vale / Amazônia Real

Nossos biomas brasileiros seguem queimando — Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (Inpe), as queimadas na Amazônia aumentaram 13% nos primeiros nove meses do ano na comparação com o mesmo período de 2019, e a floresta vive o pior período de incêndios em uma década.

O número de queimadas no Pantanal, que vem enfrentando sua pior seca dos últimos 60 anos, teve um aumento de 180% em comparação a setembro de 2019. Se comparado ao último recorde do mesmo mês (2007), o total registrado em 2020 é 47% superior e, em comparação com o recorde geral anterior do bioma o valor de 2020 é 35% maior.

Diante desse cenário, Jair Bolsonaro e Ricardo Salles , ministro do Meio Ambiente, insistem em ignorar a devastação que há meses destrói os biomas.

Em paralelo, Salles diz que o governo deveria aproveitar a pandemia para passar a boiada, favorecendo o agronegócio, e Bolsonaro já afirmou que o Brasil está de parabéns pela maneira como cuida do meio ambiente, mesmo sendo criticado internacionalmente pelo descaso, onde promove o desmonte das políticas ambientais e dos órgãos de fiscalização.

Além disso, ataca os povos indígenas, guardiões das florestas, e as organizações não governamentais que auxiliam e promovem campanhas e projetos para a preservação ambiental.