Foto: Arquivo Pessoal

Por Maria Irmany

Na última sexta-feira (24), um aluno do terceiro ano do ensino médio localizou uma câmera escondida e instalada entre os azulejos do banheiro masculino – no rejunte. Com a ajuda da namorada, também estudante da instituição, ambos constataram a mesma situação no banheiro feminino.

O caso ocorreu na Escola Estadual Oswaldo Cruz, na Mooca, Zona Leste de São Paulo. Segundo Elias Almeida do Amaral, pai do aluno, após a descoberta das câmeras, um boletim de ocorrência foi registrado no 18° Distrito Policial da capital.

A descoberta foi feita após o estudante ser flagrado pela diretora consumindo maconha no banheiro da escola. Ele percebeu que a foto usada pela profissional para justificar o flagra se tratava de uma imagem de uma câmera de segurança e, desconfiado, fez a averiguação no banheiro.

Em depoimento, Nilsen Cristina Mendes, vice-diretora da unidade, admitiu ter conhecimento sobre as câmeras, mas alegou que as imagens só eram utilizadas em casos de ocorrências disciplinares. A Secretaria Estadual da Educação esclareceu que tal conduta não faz parte das diretrizes da pasta. Em nota, informou também que os equipamentos já foram retirados e que uma investigação foi instaurada para verificar as circunstâncias dos fatos. O aluno responsável pelo flagrante foi suspenso por 7 dias pelo consumo de maconha.

A Secretaria de Segurança Pública, por sua vez, confirmou que o caso está sendo investigado. Uma perícia será realizada em breve nos banheiros da instituição.

A Diretora foi afastada até a conclusão das investigações.