Texto de Juliana Araújo e Laíse de Oliveira para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Alemanha e Coreia empatam em 1×1 no último jogo da fase de grupos, e com este resultado, Alemanha está fora das oitavas de final pela primeira vez na história.

A Alemanha chega como favorita no mata-mata. No entanto, não foi isso que a seleção européia propôs no primeiro tempo. Nos primeiros minutos, as coreanas assumiram a posição de atacar e abriram o placar antes dos 10 minutos, com um passe açucarado da Choe para Cho.

Depois do gol, apesar de a Coreia tirar um pouco o pé, permaneceu mantendo a Alemanha em sua área de defesa. As coreanas defenderam bem e seguraram o time europeu atrás. Com 30 minutos, a Alemanha, quando tem a bola no pé, até troca passes, mas não consegue chegar com perigo no gol coreano. Certamente, a seleção alemã sentiu o gol e a imponência que a Coreia trouxe para o primeiro tempo.

Quase no fim do jogo, já nos 40 minutos, a capitã Popp cabeceia e empata o jogo para a seleção alemã. Um primeiro tempo em que o favoritismo alemão não entrou em campo, apesar da dificuldade, o empate traz para o segundo tempo vestígios de um jogão.

Ambas as seleções começam o segundo tempo com o mesmo time, sem alterações e a Alemanha segue pressionando a Coreia do Sul que não dá espaço na defesa.

A técnica Martina Voss-Tecklenburg, da Alemanha, fez algumas substituições para pressionar a Coreia com maior efetividade e acabou não conseguindo, apesar das diversas tentativas da Popp.

A Coreia segurou o jogo até os 15’ minutos de acréscimo e com a combinação de resultados entre Marrocos x Colômbia, o empate eliminou a Alemanha na fase de grupos, pela 1º vez na história. As coreanas também voltarão para casa mais cedo.