Artista e sua esposa, Flora Gil, foram ofendidos antes da partida de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Gilberto Gil gravou um vídeo agradecendo a corrente de solidariedade. Foto: Reprodução/Twitter

Advogados que fazem parte da assessoria do cantor Gilberto Gil, de 80 anos, estudam a possibilidade de entrarem com um processo no Brasil contra os bolsonaristas que hostilizaram o artista. Ele estava acompanhado de sua esposa Flora Gil, de seus netos, Francisco Gil e João Gil, para torcer pela estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar.

O caso aconteceu na última quinta-feira (24) e na ocasião do desagradável episódio, o Brasil venceu a Sérvia por 2 a 0 no estádio Lusail Stadium, com um golaço de Richarlison.

Nesta segunda (28), Gilberto Gil e Flora Gil acompanharam a vitória da seleção por 1 a 0 sobre a Suíça, e se despediram da Copa do Mundo. O casal não registrou denúncia às autoridades no país-sede.

Com as imagens, um torcedor que foi identificado poderá responder na esfera criminal e também pode ter que arcar com indenização de danos morais na esfera cível. Trata-se de Ranier Lemache, dono de uma franquia de pizzaria em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. O empresário, inclusive, veio a público para admitir que fez parte do grupo, embora tenha dito que se “solidariza” com o cantor de 80 anos.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mídia NINJA (@midianinja)

Agora, os advogados de Gilberto Gil vão tentar identificar os outros agressores para darem sequência ao processo.

‘Coisa estúpida’

Gilberto Gil se posicionou nas redes sociais, neste domingo (27), lamentando a hostilização que sofreu de bolsonaristas na estreia da seleção na Copa do Mundo do Catar, no Lusail Stadium.

Gil foi ministro de Cultura nos mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e fez campanha para o retorno do petista ao cargo, nas eleições deste ano.

O vídeo mostra o momento em que Gil e sua esposa se dirige à arquibancada e é abordado pelos “torcedores” brasileiros com palavrões e gritos de “Vamos, Lei Rouanet”, “Vamos, Bolsonaro” e “Obrigado, filho da p…”. A família Gil não respondeu aos insultos.

“Nossos agradecimentos, meus e da Flora, por essa corrente de solidariedade diante dessa agressão, essa coisa estúpida. É o terceiro turno, na verdade. Os inconformados querendo manter o ódio, a agressividade. Amanhã é Brasil de novo”, disse Gil em vídeo publicado na sua conta no Twitter.

Gil recebeu manifestações de solidariedade nas redes sociais de fãs e do mundo da música, além de amigos. Nomes como Caetano Veloso, Zélia Duncan, Daniela Mercury e Marcelo D2 lamentaram o episódio envolvendo eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas eleições presidenciais.

Com informações do Lance! e Agência Estado

Leia mais:

Rumo ao hexa! Brasil vence Suíça e se classifica para as oitavas no Catar

Como Richarlison contribui para reaproximar brasileiros e seleção?

Chico Buarque, Gil e Djavan processam deputada bolsonarista