Em entrevista à Mídia NINJA, Adolfo Pérez Esquivel conta porque escolheu Lula para indicar ao prêmio Nobel da Paz e fala sobre o grande líder político que o ex-presidente é na América Latina.

Confira a entrevista completa:

A situação do Brasil é grave, como na maioria dos países latino americanos. Há um retrocesso das democracias, nas liberdades sociais, culturais, políticas e sindicais.E esse retrocesso tem a ver com a concentração do poder.

Quando se estabelece esse governo através de um golpe de Estado encoberto, em Honduras, no Paraguai, o que tentaram no Equador, na Bolívia, na Venezuela… São indicadores que os Estados Unidos tratam de controlar e de submeter os povos. E para isso tem cúmplices, cúmplices legisladores, juízes, justiças condicionadas ao poder político e o poder judicial condicionado ao poder político.

E isso não é um problema que somente o Brasil vive. Estamos vivendo em todos os países, estamos deixando de lado os acordos regionais, como Unasul, Mercosul, a CELAC, que eram avanços de integração regional, hoje isso não existe.

Então é isso, dizemos que as democracias na América Latina estão em perigo. O capitalismo privilegia o capital financeiro sobre a vida do povo. E é o grande retrocesso. Foi gerada uma dívida externa enorme impagável, que já era impagável, imoral e injusta. E a dívida externa condiciona e se perde as soberanias nacionais. É o capital hoje que está impondo suas políticas no continente.

Não existem governos perfeitos, mas todo governo pode ser melhorado, como toda democracia pode ser aperfeiçoada. Mas em situações de contradições tão fortes de tanta pobreza extrema, e Lula se comprometeu ao combate à pobreza. E tirou 30 milhões de brasileiros da pobreza. É um caso único eu não conheço outro caso no mundo, que tenha alcançado esse patamar.

A FAO – organização dos estados americanos, até mesmo a ONU, reconhecem esses avanços em políticas públicas e sociais do governo Lula. E por isso eu o indico ao Prêmio Nobel da Paz. Porque hoje o exemplo de política de Lula já está sendo aplicada a países africanos, para tentar tirar o povo da pobreza. A maioria desses países são ricos, mas foram empobrecidos. As grandes empresas transnacionais lhes estão retirando todos os recursos e deixando o povo na miséria. O que fez Lula foi reivindicar a dignidade e os direitos do povo brasileiro. E acredito que isso é o importante, isso vai fortalecendo a democracia dentro do Brasil. Porque a democracia significa direitos e igualdade para todos e todas, não para alguns.

Ao contrário agora temos uma grande concentração de poder na mão de poucos, e como dizia antes o capitalismo não vai se humanizar porque nasceu sem coração.