Foto: Reprodução

Eduardo Fauzi, acusado de promover um atentado contra a sede da produtora Porta dos Fundos, já chegou ao país e está preso no Rio de Janeiro. Ele havia sido preso pela Interpol, a polícia internacional, em Moscou, na Rússia, em setembro de 2020, e foi extraditado ontem (3) para o Brasil.

Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap), Fauzi está detido no Presídio José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte da cidade, aguardando sua audiência de custódia.

Em nota, os advogados de Fauzi informaram que aguardam decisão do Ministério Público do Rio (MPRJ) sobre eventual denúncia a ser formulada.

Fauzi foi apontado pela PC como um dos 5 homens que atacou a sede da produtora com coquetéis molotov. Ele foi filmado por uma câmera de segurança após o ataque. Seu nome constava na Difusão Vermelha da Interpol e sua extradição ao Brasil havia sido solicitada à época da prisão, em 2020.

O atentado contra a produtora teria sido uma reação ao especial de fim de ano do Porta dos Fundos em que Jesus foi retratado como um homem gay. À época, um pedido de prisão e de busca e apreensão a endereços ligados a Fauzi foi expedido. Fauzi fugiu para a Rússia em 29 de dezembro de 2019 e um pedido de colaboração de sua captura foi feito a Interpol e seu nome foi incluído na lista de foragidos do país. Em janeiro de 2020 ele pediu um habeas corpus, que foi negado, e seus advogados o orientaram a não retornar ao Brasil.

De acordo com a defesa, com a conclusão do processo de extradição, a prisão cautelar perde todos os fundamentos.

Com informações da Agência Brasil