Cloreto de vinila é altamente tóxico. Acidente ambiental foi causado após um trem descarrilhar

Foto: reprodução/twitter

Moradores de Ohio e de outros Estados do leste dos EUA estão em alerta máximo sobre possíveis contaminações decorrentes do descarrilamento de um trem de carga que transportava um volume tóxico de cloreto de vinila na semana passada. A névoa potencialmente tóxica e odores intensos foram registrados na área, na terça-feira (7).

Dois residentes do Estado da Pensilvânia entraram com uma ação federal contra a Norfolk Souther, empresa responsável pelo trem que descarrilou na linha Ohio-Pensilvânia. O processo tenta exigir que a empresa garanta um monitoramento de saúde para residentes dos dois Estados.

Se a ação for julgada procedente, a operadora ferroviária teria que pagar pelo exame médico e cuidados relacionados a qualquer pessoa em um raio de até 48 km do local do descarrilamento para determinar quem foi afetado pelas substâncias tóxicas liberadas após o descarrilamento.

O trem em Ohio transportava produto químico usado para fazer plástico PVC, o cloreto de vinila, muito utilizado na produção de tubos em todo o mundo.

O que pouca gente sabe é que o PVC é considerado ‘o pior’ tipo de plástico para o meio ambiente e também para as pessoas, devido ao seu ‘ciclo de vida’ quase que eterno. Além disso, o PVC nunca é reciclado.

Especialistas alertam para os riscos no transporte de substâncias inflamáveis; cerca 25 milhões de americanos vivem em uma zona ‘explosiva’ no entorno de ferrovias.

*Com informações do IG e agências

Leia mais:

Após meses de descaso, afegãos acampados em aeroporto são levados para abrigo

AGU quer condenação definitiva de financiadores dos atos golpistas