58,7% da população brasileira convive com algum grau de insegurança alimentar

‘O carro da fome do Bolsonaro chegou agora!’ Foto: Divulgação

 

No mês de outubro na cidade de São Paulo, aconteceu a ação “Bolsonaro é a fome”, trazendo a discussão de como o aumento da vulnerabilidade social no Brasil é uma responsabilidade dos governantes. Organizações e movimentos se uniram para dar vida ao ato que consistiu em uma exposição de um prato gigante que levava a frase chave da campanha.

O prato seguiu viagem por alguns pontos da capital considerados estratégicos como o mercado municipal, a zona cerealista e a avenida paulista. Como uma forma de provocar a população a refletir sobre esses dados, o prato gigante circulou acompanhado por um carro som e repetindo a vinheta:

“Alô, alô, senhora, é a hora. O carro da fome do Bolsonaro chegou agora! A galinha não chora mais para colocar os ovos. A senhora é que chora para comprar. Aqui teu dinheiro não vale nada. Pois o carro da fome do Bolsonaro chegou agora!”

Foto: Divulgação

O ato foi uma forma também de lembrar que durante quase quatro anos, o governo de Jair Bolsonaro foi responsável por uma série de desmonte das políticas públicas relacionadas à alimentação. O resultado disso foi o aumento da insegurança alimentar, como mostrou o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, onde mostra que a fome atinge 33 milhões de brasileiros, um crescimento de 70% em relação aos resultados da mesma pesquisa realizada em 2020.

Um dos objetivos da ação foi lembrar que enquanto esses números têm apenas crescido, o presidente Jair Bolsonaro continua afirmando “não existir fome no Brasil”. Essa é só uma das expressões que ele utiliza para minimizar os dados sobre segurança alimentar no país.

A política econômica adotada pelo governo levou à disparada da inflação dos alimentos e tornou-se impossível voltar com o carrinho cheio do mercado para casa, isso dificultou ainda mais o acesso aos alimentos naturais para pessoas de baixa renda e fez explodir o consumo de ultraprocessados como macarrão instantâneo e enlatados. Afetando gravemente a saúde da população. Serviço: O que: Ação em São Paulo chama atenção para o número de pessoas em situação de insegurança alimentar no Brasil.