Após retornar para o avião, Renato apontou o racismo da PF e afirmou que se sentiu humilhado com a ação

Deputado estadual Renato Freitas. Foto: Eduardo Matysiak e Reprodução / Instagram

O deputado estadual do Paraná, Renato Freitas (PT), passou por uma “inspeção aleatória” da Polícia Federal enquanto já estava dentro de uma aeronave no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Ele foi retirado do avião e submetido a uma revista pessoal e em sua bagagem de mão pela equipe de segurança da companhia aérea Azul.

Em um vídeo publicado nesta quarta-feira (10), Renato mostra a abordagem sofrida por ele na semana anterior. No vídeo, o deputado filmou sua saída do avião e questionou o motivo da abordagem, sendo informado pelo agente da PF que o procedimento era padrão e acontecia diariamente.

Após retornar para o avião, Renato acusou a PF de racismo e afirmou que se sentiu humilhado com a ação. A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, manifestou solidariedade a Renato Freitas pelo Twitter e também questionou a escolha aleatória do deputado pela PF. O rapper Rashid também prestou apoio ao deputado, e disse estar indignado.

Outras lideranças políticas do PT também se manifestaram em apoio a Renato Freitas, incluindo a deputada estadual Laura Sito, do Rio Grande do Sul, que classificou o ocorrido como racismo e destacou a importância de um protocolo antirracista.

A Polícia Federal informou que está investigando o caso e afirmou que o deputado se recusou a passar pelo procedimento no aeroporto. Contudo, a assessoria de Renato Freitas negou a versão e afirmou que ele não se recusou a fazer a inspeção e que a segurança do aeroporto teria deixado o deputado “falando sozinho”.

https://twitter.com/gleisi/status/1656615865901613058