Uma liderança dos movimentos de direitos humanos e grande referência no debate sobre guerra às drogas em Minas Gerais disputa vaga para representar familiares de pessoas privadas de liberdade

Dona Tereza é candidata à deputada estadual pelo PT em Minas Gerais. Fotos Nadia Nicolau / Mídia NINJA

Com vídeos que viralizaram nas redes, dona Tereza levanta a pauta da legalização das drogas e do antiproibicionismo. Candidata à deputada estadual pelo PT, luta contra o encarceramento em massa da população negra e por direitos humanos.

“A gente não vai mais aceitar que o único direito que o Estado possa oferecer pra população jovem, negra e periférica seja o braço armado. Das políticas públicas que existem, a única que a periferia conhece e conhece bem é o braço armando do Estado.”

Em 2007 seu filho foi privado de liberdade e quando ela tentou visita-lo, relata ter sido muito maltratada. A partir daí começou a buscar seus direitos. “Até então familiar de pessoa presa não tinha voz e não era ouvido em lugar nenhum do Estado”.

Dona Tereza conta que os direitos das pessoas encarceradas, bem como de seus familiares, são parcos e ainda alvo de cortes pelos governos. Ela denuncia que o atual governo ainda conseguiu piorar a situação. “As pessoas que estão presas hoje perderam o direito à água pra beber. A gente chegou ao absurdo das pessoas terem água apenas durante 10 minutos no dia”

Ela defende ainda a importância do investimento na educação como forma de impedir que jovens vão parar no cárcere e como instrumento para mudar a realidade de opressões nas periferias do Brasil.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais das candidatas? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/donatereza__
▪️ Facebook – facebook.com/donaterezaa
▪️ Twitter – twitter.com/donatereza_

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher