Foto: Reprodução

A web ficou incrédula depois que um funcionário compartilhou uma nota deixada em um bebedouro em seu local de trabalho nos Estados Unidos. Em um post viral publicado no Reddit, um usuário publicou a foto de um recado que deixou no refrigerador destinado a seus colegas de serviço. A nota ironiza o fato dos trabalhadores precisarem pagar para beber água e sugere que os funcionários paguem uma taxa mensal.

Intitulado “No trabalho – onde a água não é de graça”, o post recebeu quase 3.000 comentários nas primeiras 5 horas. No texto, está escrito:

“Olá bebedor de água. Se você quiser aproveitar esta deliciosa água da primavera polonesa, por favor procure Sandra ou Michelle para se inscrever no Clube da Água. Esta água não é grátis”.

A publicação foi feita em fórum destinado a discutir condições precárias de trabalho. E o tema rendeu. Um dos usuários apontou que cobrar dos funcionários pela água potável pode ser uma violação das políticas estabelecidas pela Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) nos Estados Unidos.

“Se esse é o único lugar para obter água, é ilegal cobrar”, comentou. “Se houver uma pia ou outra fonte de água, então é legal e essas pessoas precisarão aprender a beber água da torneira”, acrescentaram.

De acordo com o site da OSHA, os empregadores nos Estados Unidos devem fornecer aos funcionários água potável segura ou potável gratuitamente. “Os padrões da OSHA exigem que um empregador forneça água potável no local de trabalho e permita que os funcionários a bebam”, diz o site. “A água potável inclui água da torneira que é segura para beber”.

“Os empregadores não podem exigir que os funcionários paguem pela água fornecida”, continua. “Um empregador não precisa fornecer água engarrafada se houver água potável disponível”.

Outro usuário, cujo comentário recebeu mais de 8.000 votos, também compartilhou uma história semelhante à mostrada no post viral. “Na escola em que eu trabalhava, tínhamos um ‘clube de água’ porque a água da torneira era horrível”, escreveram.

Fonte: Newsweek