Foto: Reprodução / Oscars

Por Maria Costa para cobertura colaborativa da Cine NINJA

Neste domingo (12), acontece a 95° edição da maior premiação do cinema mundial, que teve sua primeira edição em 1929. Relembre como foi a histórica noite de 19 maio de 1929.

A primogênita premiação da Academia de Artes Cênicas e Cinematográficas de Los Angeles começou às 17h de uma quinta-feira e durou apenas 15 minutos. Contando com a presença de apenas 270 pessoas, não houve transmissão da cerimônia por rádio ou televisão. E assim o evento consistiu em um jantar no hotel no Roosevelt, com ingressos custando, à época, cerca de cinco dólares.

Foto: Condé Nast Traveler

Atualmente, o Roosevelt faz anualmente um “Viewing Gala” com a intenção de unir amantes do cinema para se juntarem em um jantar no histórico hotel onde tudo começou. As mesas são vendidas pelo preço de U$ 3000 e o lugar individual chega a custar U$ 350.

O evento no hotel conta com Red Carpet e um jantar onde convidados assistem à premiação, além de um After Party no lobby.

Festa do 2º Oscar no The Hollywood Roosevelt. Foto: Preferred Hotels Resorts / Divulgação

Mas como surgiu a premiação? Em 1927, Louis Burt Meyer, fundador da Louis B. Mayer Pictures Corporation, que futuramente formaria a MGM (Metro Goldwyn Mayer), criou a Academia de Artes Cênicas e Cinematográficas. O objetivo de Louis foi unir em premiação as cinco áreas da produção, sendo elas atores, diretores, escritores, produtores e técnicos.

“Descobri que a melhor maneira de lidar [com cineastas] era entregando medalhas para todos eles […] Se eu lhes desse taças e prêmios, eles se matariam para produzir o que eu queria. Então, eu criei o Oscar”, disse Mayer, segundo Scott Eyman, “Leão de Hollywood”.

Assim, naquela noite de 1929, Emil Jannings levou a primeira estatueta dourada para casa com o prêmio de melhor ator por The Last Command e The Way of All Flesh. Já a primeira atriz a ganhar foi Janet Gaynor por 7th Heaven, Street Angel e Sunrise. Vencedores que foram anunciados 3 meses antes da cerimônia.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023