Foto: Lugones Adrián / TELAM

Uma pesquisa feita pela Avaaz divulgada nesta segunda-feira, dia 4, indica que 73% dos brasileiros acreditam em fake news sobre o coronavírus.

A pesquisa foi feita virtualmente com pessoas entre 18 e 65 anos, que receberam nove afirmações sobre o coronavírus, sendo que sete delas são afirmações comprovadamente falsas. Participaram da pesquisa 2001 pessoas no Brasil, 2002 na Itália e 200 nos EUA.

É grande o número de pessoas que recebeu ou viu pelo menos uma notícia falsa dobre a doença: 9 em cada 10 brasileiros. Grande também é o número de pessoas que acreditou nas notícias que recebeu: 110 milhões ou 7 em cada 10 internautas brasileiros acreditaram em pelo menos uma notícia falsa sobre a COVID-19. Em comparação com os outros países, o Brasil está a frente no número de pessoas que acreditaram em pelo menos uma notícia falsa, contra 65% dos norte-americanos e 59% dos italianos.

80% dos entrevistados disse que gostaria de receber notícias de verificadores para saber se estão lendo ou não afirmações falsas, entre os usuários do Facebook, principal fonte de informações, o número chega a 83%. Mas somente 34% disseram ter visto avisos de checagem e correções na plataforma.

Das informações falsas apresentadas, essas três foram as mais acreditadas:

38% disse ser verdadeira a informação de que o novo coronavírus foi criado em um laboratório secreto na China; 36% acredita que tomar grandes doses de vitamina C pode retardar ou até impedir a infecção do novo coronavírus e 30% acredita na afirmação de que especialistas em saúde recomendam beber água regularmente pois isso levará o novo coronavírus para seu estômago, onde a acidez irá matá-lo.

Com informações Congresso em Foco