A capital federal será a primeira cidade do país a contar com a quinta geração de internet móvel, o 5G.

Foto: Roberto Castro/Ministério do Turismo

A capital federal será a primeira cidade do país a contar com a quinta geração de internet móvel, o 5G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que a nova tecnologia será ativada em Brasília nesta quarta-feira (6), onde o serviço .

As operadoras Claro, TIM e Vivo – vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G – informam ter concluído as etapas necessárias para liberar o 5G na capital federal, incluindo a instalação de filtros para evitar interferência.

A princípio, todas as capitais deveriam ter o 5G funcionando até 31 de julho, mas, o prazo foi estendido para 29 de setembro devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos. A Anatel informa que Brasília exigiu uma menor quantidade de equipamentos em comparação às demais cidades.

Como utilizar a internet 5G

De acordo com as operadoras de telefonia, não será preciso que os clientes façam uma atualização do pacote de dados para acessar o 5G. Os aparelhos celulares mais novos já vêm habilitados com a função, mas os detalhes comerciais ainda não foram divulgados oficialmente.

Inicialmente, a expectativa é que o serviço seja garantido nos atuais planos das operadoras, sem cobrança extra.

Atualmente, há 67 modelos de celular com a tecnologia 5G certificados e homologados pela Anatel.

Outras capitais

As próximas capitais a receberem o sinal são: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. De acordo com cronograma aprovado pela Anatel, a liberação da faixa de 3,5 GHZ para o 5G nas capitais deve acontecer até o fim de agosto, e a tecnologia precisa ser ativada até 29 de setembro. Para as demais cidades do país, o cronograma vai até 2029.

No caso das demais capitais, ainda não há previsão de início do trabalho da chamada “limpeza” da faixa de 3,5 GHz, por onde será oferecido o sinal do 5G standalone (puro).

O 5G oferecido hoje por algumas operadoras utiliza frequências de 4G e antenas 5G, ou seja, não é o 5G puro. Por isso, não é tão rápido quanto será a nova tecnologia.

Revolução tecnológica

Com o início da tecnologia 5G e o alcance maior das ondas de internet é possível imaginar um futuro com carros autônomos, entregas por drones aéreos, pets com coleiras conectadas e muitas outras trocas de informações entre aparelhos.

Além disso, a tecnologia pode agregar na educação, telemedicina, e tornar a cidade mais “inteligente”, com comunicação entre carros, por exemplo.