Filmes extremamente populares como Encanto, Parasita e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo levaram a indicações históricas e vitórias no Oscar, provando que diversas histórias merecem não apenas ser contadas, mas também celebradas!

Foto: Matt Petit / AFP

Originalmente publicado em BuzzFeed News

Você se lembra, em 2015, quando a hashtag #OscarsSoWhite viralizou quando as pessoas criticaram, com razão, a falta de diversidade entre os indicados ao Oscar daquele ano? E então em 2016, quando literalmente nada mudou?

Bem, felizmente, um pouco mudou desde então. Por exemplo, Stephanie Hsu comemorou o recorde de quatro atores asiáticos indicados este ano, dizendo à Entertainment Weekly: “Sinto que hoje teremos um momento público de cura intergeracional”.

No entanto, o Oscar ainda tem um longo caminho pela frente em termos de representatividade. Por exemplo, muitas pessoas acham que Danielle Deadwyler foi desprezada este ano porque, apesar de seu excelente desempenho em Till – A Busca por Justiça, ela não foi indicada a um prêmio.

Ela disse ao podcast Kermode & Mayo’s Take: “Estamos falando sobre [os eleitores da Academia] que, talvez, optaram por não ver o filme. Estamos falando de misoginia preta – tipo, vem de todas as formas, seja direta ou indireta. Isso impacta quem nós somos.”

Aqui estão 21 “estreias” que só aconteceram nos últimos 15 anos, provando que ainda temos um looongo caminho pela frente:

1. Em 2023, a atriz de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Michelle Yeoh, se tornou a primeira indicada asiática a Melhor Atriz.

Foto: David M. Benett / Dave Benett / Getty Images

2. Em 2021, o ator de Minari, Steve Yeun, se tornou o primeiro asiático-americano indicado para Melhor Ator.

3. Em 2013, Steve McQueen se tornou o primeiro diretor negro a ganhar o prêmio de Melhor Filme, que levou com 12 Anos de Escravidão.

4. Em 2009, o prêmio de Melhor Filme foi para Quem Quer Ser um Milionário?, tornando-se o primeiro filme com um elenco totalmente não-branco a levar para casa o prêmio.

5. Em 2010, a diretora de The Hurt Locker (Guerra ao Terror), Kathryn Bigelow, se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio de Melhor Diretor.

Foto: Steve Granitz / WireImage / Via Getty

6. A diretora de Nomadland, Chloé Zhao, foi não apenas a primeira mulher não-branca a ganhar o prêmio de Melhor Diretor, mas também a primeira mulher não-branca a ser indicada nessa categoria. Ela levou o prêmio em 2021. Além disso, ela foi apenas a segunda mulher na história a vencer.

7. Em 2021, Jane Campion se tornou a primeira mulher a ser indicada duas vezes na categoria Melhor Diretor. Sua segunda indicação (por Ataque dos Cães) veio 28 anos depois de sua primeira indicação (por O Piano).

8. Em 2017, Mahershala Ali ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por Moonlight, se tornando o primeiro ator muçulmano a ganhar um Oscar.

9. Moonlight, vencedor de Melhor Filme de 2017, foi o primeiro filme com um elenco totalmente negro a vencer nessa categoria.

Foto: Kevin Winter / Getty Images

10. Quando Anthony Hopkins ganhou o prêmio de Melhor Ator por Meu Pai em 2021, ele se tornou o primeiro vencedor do Oscar abertamente autista. Ele já ganhou o prêmio de Melhor Ator por O Silêncio dos Inocentes em 1991, mas não falou publicamente sobre seu diagnóstico até 2017.

11. Em 2022, a animadora e produtora Yvett Merino se tornou a primeira mulher latina a ser indicada, bem como a primeira a ganhar, de Melhor Filme de Animação por seu trabalho em Encanto.

12. Em 2012, a atriz de Annie, Quvenzhané Wallis, se tornou a primeira Gen Z a ser indicada ao Oscar.

13. No entanto, a primeira vencedora do Oscar da Gen Z foi Billie Eilish, que levou o prêmio de Melhor Canção Original por “No Time to Die” de No Time to Die em 2022.

14. O ator de O Som do Silêncio, Riz Ahmed, se tornou o primeiro indicado muçulmano na categoria de Melhor Ator em 2021.

15. Quando Alfonso Cuarón ganhou o prêmio de Melhor Diretor por Gravidade em 2013, ele se tornou o primeiro cineasta latino a ganhar o prêmio.

Foto: Adam Taylor / Disney General Entertainment Content via Getty Images

16. Troy Kotsur ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por CODA (No Ritmo do Coração) em 2022, se tornando a primeira pessoa surda a ganhar um Oscar em uma categoria de atuação.

17. Em 2010, o roteirista de Preciosa – Uma História de Esperança, Geoffrey S. Fletcher, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, se tornando o primeiro vencedor negro de um Oscar por roteiro, direção ou produção.

18. H.E.R. ganhou o prêmio de Melhor Canção Original por “Fight for You” de Judas e o Messias Negro em 2021, tornando-a a primeira mulher de ascendência filipina a levar para casa um Oscar.

19. Em 2013, Brenda Chapman se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio de Melhor Animação por Brave, que ela codirigiu com Mark Andrews.

20. Parasita, que é em coreano, se tornou o primeiro filme em língua estrangeira a ganhar o prêmio de Melhor Filme em 2019.

21. E, por fim, Parasita também ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original, tornando Bong Joon-ho e Han Jin-won os primeiros asiáticos a ganhar um Oscar de roteiro.

Redação: Kristen Harris
Traduzido por Isabella Rigby em cobertura colaborativa da Cine NINJA