Inscrições gratuitas poderão ser feitas de 8 a 28 de agosto pelo site do festival. A consultoria de finalização de filmes será realizada por realizadores da ASCURI. Foto: Flávio André

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Festival de Cinema e Cultura Indígena (FeCCI). A iniciativa busca levar para a capital do país, Brasília, dos dias 2 a 11 de dezembro, produções cinematográficas em torno das questões indígenas e sua resistência, promovendo o fortalecimento da cultura originária que os mais de 305 povos existentes no Brasil lutam para preservar.

As inscriçõespara o FeCCI Lab vão até 28 de agosto, um laboratório de desenvolvimento de filmes que proporcionará a realizadores de origem indígena a oportunidade de aprimorar seus projetos com o apoio de profissionais. Serão selecionados três projetos de curta-metragem que estejam na etapa de finalização.

Os filmes selecionados pelos curadores do festival receberão consultorias individuais da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI), que poderão orientar o realizador sobre possíveis caminhos para sua obra. Além da mentoria on-line, os selecionados terão os custos cobertos para participar presencialmente dos dois dias do FeCCI Lab, em Brasília.

As produções selecionadas serão exibidas na programação do FeCCI, além de receberem R$ 3 mil para os custos de finalização dos filmes.

Segundo Takumã Kuikuro, diretor-geral do festival, a conclusão de um projeto audiovisual é um grande desafio para realizadores independentes, pois a finalização envolve e exige custos e auxílio de outros profissionais: “O Lab é voltado para auxiliar o aprimoramento do projeto de curta-metragem, com mentores que vão apoiar caminhos e processos criativos no momento da edição”, diz o diretor.

O festival

Idealizado pelo cineasta Takumã Kuikuro e realizado pela produtora Terrestre, o FeCCI é o primeiro festival nacional de cinema indígena idealizado por indígenas. Trata-se de um festival focado na produção audiovisual de cineastas, coletivos e realizadores de origem indígena, cujo objetivo é contribuir para a difusão de filmes e da cultura dos povos originários do Brasil, tornando-se, também, um panorama das mais recentes realizações da comunidade criativa.

O FeCCI é composto por uma mostra competitiva e uma mostra paralela, além de sessões online. O festival conta com prêmios oficiais e prêmios de parceiros, contemplando filmes de curta e longa-metragem.

Para se inscrever no FeCCI Lab, clique aqui. Boa sorte!