Mesmo com mais de 90 anos, a Academia ainda tem um longo caminho a percorrer

Foto: Handout / A.M.P.A.S. via Getty Images / Via Getty Images

Originalmente publicado em BuzzFeed News

Os Oscars são amplamente considerados uma das premiações mais prestigiadas do mundo. Ganhar uma estatueta banhada a ouro é uma das maiores honras que um artista pode querer. Apesar da influência da Academia, seu histórico está longe de ser perfeito. Os Oscars têm um intrigante histórico atormentado por exclusividade, contratempos estranhos e escolhas questionáveis. Aqui estão 19 fatos sobre os Oscars que a maioria não sabe.

1. A chocante confusão de Melhor Filme de 2017 aconteceu porque uma pessoa estava (supostamente) mexendo no Twitter.

Um dos erros mais embaraçosos da história das premiações aconteceu no Oscar de 2017. Brian Cullinan deu o envelope errado aos apresentadores do prêmio de Melhor Filme, Faye Dunaway e Warren Beatty, e, assim, La La Land foi anunciado como o vencedor quando, na verdade, deveria ser Moonlight

A razão pela confusão? Cullinan estava aparentemente distraído com seu telefone. Ele tuitou uma foto da vencedora de Melhor Atriz, Emma Stone, no mesmo momento em que deveria estar entregando o envelope para Beatty. O tweet já foi deletado.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by @cine.ninja

2. Sammy Davis Jr. também recebeu um envelope incorreto em 1964.

Décadas antes de Warren Beatty e Faye Dunaway receberem o envelope errado ao apresentar o prêmio de Melhor Filme, Sammy Davis Jr. lidou com uma situação parecida. Ele apresentou o prêmio de Melhor Adaptação ou Trilha Sonora para “John Addison por Tom Jones“. O problema? Addison nem havia sido indicado nessa categoria. 

3. O LA Times forçou a Academia a começar a usar envelopes.

A razão pela qual os Oscars começaram a usar envelopes em primeiro lugar envolveu um erro de entrega. Em 1940, o The LA Times publicou os nomes de todos os vencedores dos Oscars antes da cerimônia acontecer. Após esse erro, a Academia introduziu seu novo e estrito procedimento.

4. A partir de 1950, os vencedores dos Oscars não são bem os donos de suas estátuas.

Quando recebem o troféu, os vencedores dos Oscars devem assinar um acordo especial. Desde 1950, os regulamentos oficiais do programa afirmam que os vencedores não podem vender ou se livrar de sua estatueta sem primeiro oferecer a venda à Academia por US$1. Se eles se recusarem a assinar, não poderão ficar com o troféu. A regra também se aplica aos seus herdeiros após o falecimento do vencedor.

5. Um ator teve que vender seu Oscar para pagar as despesas médicas de sua esposa.

Foto: Keystone Features / Getty Images / Via Getty Images

Harold Russell ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1947 por seu trabalho em Os Melhores Anos de Nossas Vidas. Como ele havia recebido o prêmio antes de 1950, isso quer dizer que ele nunca assinou o contrato de US$1. Infelizmente, ele foi forçado a vender a estatueta em 1992 para arrecadar dinheiro para as despesas médicas de sua esposa.

6. Demorou 81 anos para uma mulher ganhar o prêmio de Melhor Diretor.

A primeira cerimônia do Oscar aconteceu em 1929. E apenas em 2010 que uma mulher garantiu a vitória na categoria de Melhor Diretor. A vitória histórica de Kathryn Bigelow aconteceu como resultado de seu trabalho em The Hurt Locker

7. Demorou 77 anos para um cineasta não branco ganhar o prêmio de Melhor Diretor.

Representatividade nunca foi um dos pontos fortes da Academia. Afinal, eles levaram mais de sete décadas para conceder a um cineasta não branco o título de Melhor Diretor. Ang Lee ganhou o prêmio em 2006 por seu trabalho em Brokeback Mountain.

8. Um cineasta negro nunca ganhou o prêmio de Melhor Diretor.

Tente processar isso. Embora a Academia tenha concedido diversos prêmios notáveis a pessoas de cor, nenhum deles foi para um criador negro na categoria de Melhor Diretor.

9. A Academia levou 50 anos para se desculpar com Sacheen Littlefeather por maltratá-la

Foto: Frazer Harrison / Getty Images / Via Getty Images

A falecida ativista e atriz, Sacheen Littlefeather, foi vaiada no Oscar de 1973 depois de recusar o prêmio de Melhor Ator em nome de Marlon Brando. Ela usou seu tempo limitado no palco para criticar Hollywood por suas representações de nativos americanos, o que (ironicamente) lhe rendeu uma vida inteira de maus-tratos pela indústria. E levou apenas cinco décadas para eles se desculparem!

10. A primeira negra vencedora dos Oscars foi maltratada, apesar de suas realizações.

Embora Hattie McDaniel tenha superado barreiras em 1940 como a primeira vencedora negra dos Oscars na história, o racismo manchou sua vitória. A cerimônia foi realizada no Ambassador Hotel, que tinha uma política de “não negros” rígida. Ela não teve permissão de se sentar com seus colegas de elenco, em vez disso foi escoltada para uma pequena mesa no fundo da sala. Isso também aconteceu no after-party, no qual ela não pôde comparecer porque o clube tinha uma política racista semelhante.

11. Adrien Brody beijando Halle Berry não foi encenado (ou consensual).

Foto: Brian Vander Brug / Los Angeles Times via Getty Images / Via Getty Images

Quando Adrien Brody ganhou o Oscar por sua atuação em O Pianista em 2003, ele subiu ao palco junto à apresentadora Halle Berry e a beijou sem seu consentimento. Desde então, Berry conversou sobre o incidente, confirmando que não foi encenado e que ela não ficou muito feliz com a ação dele na época.

12. Roman Polanski ganhou o prêmio de Melhor Diretor em 2003… décadas depois de ser exposto por seu comportamento pedófilo.

Apesar de ter uma história repugnante envolvendo menores, a Academia ainda concedeu a Roman Polanski o prêmio de Melhor Diretor em 2003. Pior ainda, ele foi aplaudido de pé na cerimônia. Apenas em 2018 que ele foi oficialmente expulso da Academia.

13. A campanha #OscarsSoWhite decolou em 2015… apenas para o ano seguinte ser tão branca quanto.

Em 2015, todos os 20 indicados ao 87º Oscars eram de descendência caucasiana. Isso desencadeou um movimento nas redes sociais chamado #OscarsSoWhite. A campanha pretendia expor a exclusão de atores não-brancos. No entanto, no ano seguinte, a Academia apresentou outra lista dolorosamente branca de indicados.

14. O primeiro apresentador negro dos Oscars foi Sammy Davis Jr., mas não foi sozinho.

Em 1972, o icônico artista Sammy Davis Jr. se tornou o primeiro negro a apresentar os Oscars. No entanto, ele não apresentou o evento por conta própria. Ele dividiu o palco com Helen Hayes, Jack Lemmon e Alan King.

15. Whoopi Goldberg foi a primeira mulher e a primeira pessoa negra a apresentar os Oscars inteiramente por conta própria.

Foto: Michael Kovac / Getty Images for EJAF / Via Getty Images

Whoopi Goldberg matou dois coelhos com uma cajadada só em 1994. Sua apresentação foi de tanto sucesso que ela foi convidada novamente em 1996, 1999 e 2002. Ela é uma das poucas pessoas que apresentou o Oscar quatro ou mais vezes.

16. O ano de 2000 foi um desastre completo para os Oscars antes mesmo da cerimônia começar.

Em 2000, os Oscars tiveram 55 estatuetas roubadas e mais de 4.000 cédulas de votação perdidas pelos correios. 52 dos troféus foram encontrados perto de uma lata de lixo uma semana depois. A bizarra cadeia de problemas não atrapalhou o show, mas continua sendo um dos momentos mais caóticos da história da Academia.

17. Em 1962, Rita Moreno se tornou a primeira mulher hispânica a ganhar um Oscar.

Isso é, claro, um feito incrível. Ela recebeu o prêmio por seu papel como Anita em West Side Story. A desvantagem é que ela seria a única mulher hispânica a ganhar o prêmio por quase seis décadas. E mesmo assim…

18. Ariana DeBose é a segunda mulher latina a ganhar um Oscar de atuação… e foi exatamente pelo mesmo papel de Rita Moreno.

Essa é uma maneira de (acidentalmente) destacar a falta de diversidade nos papéis de atores não-brancos. A segunda mulher hispânica na história a ganhar um Oscar de atuação ganhou exatamente pelo mesmo papel que a primeira. 

No entanto, DeBose é a primeira mulher não-branca abertamente queer a ganhar o prêmio, que é um grande sucesso por si só.

19. Parasita foi o primeiro filme em língua estrangeira a ganhar o prêmio de Melhor Filme.

A varredura de Parasita nos Oscars de 2020 foi totalmente histórico. Dito isto, ainda é desconcertante que tenha demorado tanto para celebrar um filme estrangeiro dessa maneira. Como disse o diretor Bong Joon-ho: “Depois de superar a barreira de poucos centímetros de altura das legendas, você será apresentado a muitos outros filmes incríveis”.

Redação: Myan Mercado
Tradução: Isabella Rigby em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023