Foto: Marcelo Casal Jr

A data foi criada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

De acordo com Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, em 2020 foram registrados 60.926 casos de violência sexual, sendo desses 16.047 de estupro e 44.879 casos de estupros de vulnerável. 85,2% dos autores eram conhecidos da vítima. Ainda de acordo com o anuário, 60,6% das vítimas são crianças e adolescentes até 13 anos.

Recentemente, uma menina de 10 anos denunciou ao monitor do transporte escolar que estava sendo vítima de abuso sexual, entregando um bilhete pedindo ajuda. O monitor contou ao conselho tutelar, que chamou a polícia. A garota contou que os abusos aconteciam em casa, quando a mãe saia pra trabalhar. O padrasto foi preso.

.

Vale também salientar que a violência e abuso sexual de crianças e adolescentes tem um recorte forte de gênero, sendo 86,9% das vítimas do sexo feminino, já que nossa sociedade ainda enxerga meninas e mulheres como objetos. Mas meninos também são vítimas e tem mais dificuldades para denunciar. A maioria deles tem até 9 anos e seu silêncio geralmente está ligado ao medo de ter sua sexualidade posta a prova ou pelo fator de ser considerado sortudo por ser novo e ter sido “iniciado” por uma mulher mais velha, caso a abusador seja mulher.

É importante falar com as crianças e adolescentes sobre abuso e violência sexual, para que eles consigam identificar e pedir ajuda. É importante denunciar e cuidar das crianças.