Multidão em ato no RJ. Foto: Mídia NINJA

Por Filipe Pavão

Cerca de 150 mil pessoas caminharam da Candelária em direção à Central do Brasil em passeata em defesa da educação pública, gratuita, plural e de qualidade nesta quarta-feira (15/05) no Rio de Janeiro. A data foi marcada por atos em todo o Brasil. Diferentes pontos da região metropolitana do Rio de Janeiro também se mobilizaram contra o bloqueio do orçamento na educação que inviabiliza o funcionamento de Universidades e Institutos Federais pelo país.

Enquanto estudantes, professores e trabalhadores estavam nas ruas, o presidente Jair Bolsonaro atacava o movimento em entrevista nos Estados Unidos. Segundo ele, os manifestantes contra os cortes na educação são “idiotas úteis e massa de manobra”, declaração que reverberou nas ruas. Além disso, ainda esteve em pauta os prejuízos da Reforma da Previdência proposta pelo governo.

Nas ruas, estudantes de diferentes instituições públicas e privadas contaram como a educação transformou a vida deles e de pessoas próximas. Confira alguns depoimentos:

 

Monalisa Barcellos, estudante da UFRRJ. Foto: Lia Castanho.

Monalisa Barcellos, 19 anos, estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

“Eu sou a primeira da minha família a estar em uma Universidade Federal e serei a primeira a me formar. A educação mudou a minha visão em muitos aspectos. Hoje, eu produzo a minha monografia juntando a minha área de conhecimento, as Relações Internacionais, e o local de onde sou, a Baixada Fluminense. Isso é algo que as pessoas não pensam, mas mudou a minha vida por ver o local de onde moro de uma forma diferente.”

Yanka Macedo, estudante da UFF. Foto: Lia Castanho.


Yanka Macedo, 23 anos, estudante de História na Universidade Federal Fluminense – UFF

“A educação mudou a minha vida de diferentes maneiras. Na UFF, a gente tem vários projetos que incentivam a prática da licenciatura. Por exemplo, eu sou bolsista da CAPES e faço parte de um projeto chamado Residência Pedagógica, no qual a gente atua dentro de escolas desenvolvendo práticas que façam o conteúdo em sala de aula se tornar conhecimento. O objetivo é fazer com que os alunos entendam o processo da história e como os fatos do passado perpassam até hoje e moldam a nossa sociedade. Esse desmonte me abate muito porque é dentro da UFF, uma universidade pública que é plural e defende o ensino gratuito e de qualidade, que a gente tem esse incentivo de pesquisa e ensino.”

 

Marcio Junior, estudante do IFRJ. Foto: Lia Castanho.

Marcio Junior, 19 anos, estudante de Produção Cultural no Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ

“A minha família não tem condição de pagar uma faculdade particular e, justamente, o campus Nilópolis auxilia dessa forma, viabilizando uma educação gratuita e acessível. Isso me ajuda porque permite que eu siga meus objetivos. Eu sou ator e, nesse curso de Produção Cultural, eu busco participar da parte de produção das criações artísticas.”

Lucia Hansen, estudante da PUC Rio. Foto: Lia Castanho.

 

 

Lucia Hansen, estudante de Arquitetura e Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica – PUC Rio

“A educação transformou a minha vida ao abrir todas as portas possíveis para saber que eu posso fazer o que eu quiser e que eu posso tentar mudar o país por meio da pesquisa se eles deixarem.”

 

 

 

 

 

 

 

Isabele, estudante da UFRJ. Foto: Lia Castanho.

Isabele, 19 anos, estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

“A educação permite que a gente se transforme a cada dia. Ela nos impulsiona a aprender cada vez mais, além de nos mobilizar para mudar as coisas do mundo. Todos os dias eu chego na faculdade com muita vontade e feliz de estar me tornando quem eu sou. A educação transforma todo mundo porque tem o poder de dar voz e senso crítico.”

Natalia Nery, estudante da UFRJ. Foto: Lia Castanho.

 

 

Natalia Nery, estudante de Biologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e professora de Biologia na rede de pré-vestibular social Emancipa

“Eu vejo a educação como agente transformadora porque abre oportunidades de aprendizado e ascender na vida, além de realizar sonhos e o que você almeja.”