Foto: Nadia Nicolau / Mídia NINJA

Com ampla experiência no legislativo, Alice Portugal está em campanha na Bahia para conquistar seu quinto mandato em Brasília como deputada federal. Eleita 13 vezes uma das legisladoras mais influentes do Congresso Nacional, Alice tem um acúmulo de vitórias em sua atuação na Câmara dos Deputados, assim como na sua trajetória política.

Farmacêutica, Bioquímica e servidora da UFBA, um dos principais condutores de Alice para a política foi a educação. Começou no movimento estudantil ao tempo em que também lutou contra a ditadura militar. Integrou a direção do DCE-UFBA e participou ativamente da reconstrução da UNE em 1979. Por três vezes Alice presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFBA (ASSUFBA) e liderou greves enfrentando a política neoliberal de Collor e FHC.

Membro titular da Comissão de Educação, já tendo presidido a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Alice Portugal tem projetos aprovados e ou relatados em políticas para mulheres, juventude, aposentados, serviço público. É autora da emenda que criou o piso salarial nacional do professor, teve indispensável presença na redação final do PNE (Plano Nacional de Educação) e foi uma das principais articuladoras para a aprovação da Lei Maria da Penha.

Alice encara as eleições de 2022 com um grande desafio em detrimento das tragédias dos últimos seis anos na política. “A campanha acontece lindamente, contra a opressão, o golpe, nossas bandeiras foram elevadas num grau e volume mais alto possível”, disse em uma de suas plenárias. “Mas a verade é que nossa gente foi ensinada contra política. Aprenderam que política é sinônimo de coisa suja, então é muito importante dizer que políticos somos nós”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/aliceportugal
▪️ Facebook – facebook.com/deputadaaliceportugal
▪️ Twitter – twitter.com/Alice_Portugal

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher