Para lembrar que as mulheres estão sempre em movimento e lutando, trazemos uma sequência de conquistas do último ano, em que mulheres foram protagonistas nas áreas da arte, cultura, futebol, jornalismo, saúde e respeito a identidade de gênero.

1 ) Primeira jornalista negra a ocupar a bancada do Jornal Nacional

Foto: Divulgação

No dia 16 de fevereiro de 2019, Maria Júlia Coutinho se tornou a primeira mulher negra a integrar o time de apresentadoras do maior jornal da televisão brasileira, fazendo parte do rodízio de jornalistas em finais de semana e feriados.

2) Primeiras mulheres negras a receberem o Oscar nas categorias de Melhor Figurino e Melhor Design de Produção

Foto: reprodução Oscar / Zoede

Ruth E. Carter e Hannah Beachler fizeram história na cerimônia do Oscar 2019 ao receberem os prêmios de Melhor Figurino e Melhor Design de Produção, respectivamente. Ambos vieram através de seus trabalhos no filme Pantera Negra.

3) 1ª Copa do mundo de Futebol Feminino 2019 em TV aberta

Foto: divulgação

Em 2019 a Copa do Mundo de Futebol Feminino será sediada na França, e pela primeira vez na história do Brasil o campeonato terá uma cobertura completa pela SportTV e a tv aberta Rede Globo transmitirá os jogos da seleção Brasileira.

4) Pela primeira vez, mulheres iranianas puderam assistir a um jogo de futebol no estádio

Foto: reprodução Jornal A Tribuna

Depois de a Fifa ameaçar suspender o país, elas tiveram autorização para assistir jogo contra o Camboja, por eliminatórias asiáticas para a Copa de 2022. Dos 10 mil ingressos, 4.500 foram comprados por mulheres; torcedores homens também comemoraram a presença delas no estádio.

5) Juiz determina que transexual seja tratada por nome social e gênero adequado em presídios no Brasil

Foto: Mídia NINJA

A decisão é do dia 19 de setembro, do juiz João Marcos Buch, titular da 3ª Vara Criminal e Execuções Penais da comarca de Joinville. A decisão tem base no 5º, 6º e 7º artigo da Resolução Conjunta nº1, de 15 de abril de 2014, do Conselho Nacional de Combate à Discriminação, que ainda assegura visita íntima e o uso dos cabelos compridos.

6) Marta se torna maior artilheira da história das Copas

Foto: UN Women/Ryan Brown

Marta é a maior artilheira das Copas, tanto nas femininas quanto masculinas. Após fazer o 17º gol nos mundiais de futebol, ultrapassou a marca do alemão Miroslav Klose. Ela também é recorde nas premiações de melhor jogadora do mundo, superando Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

7) Oaxaca aprova descriminalização do aborto – México

Foto: Cobertura colaborativa #4J

O Legislativo deste Estado do sul —um dos mais pobres e desiguais do país— aprovou a descriminalização do aborto. Sobrepondo-se aos gritos de “assassinos, assassinos!”, 24 dos 41 deputados manifestaram seu voto a favor dos direitos das mulheres. E o Estado se tornou a segunda unidade federativa mexicana, depois da capital, a permitir a livre interrupção da gravidez até as 12 semanas de gestação.

8) Petra Costa ganha prêmio personalidade do ano da América Latina pelo documentário Democracia em Vertigem

Foto: Mídia NINJA

A Diretora, foi homenageada em Buenos Aires, na Argentina. A cineasta foi escolhida como a “Personalidade Destacada da América Latina” no Prêmio Democracia. O título já foi dado a ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet, que hoje é alta comissária da ONU para os direitos humanos.

9) Esther Duflo ganha o Nobel de Economia

Foto: Kris Krüg

A franco-americana de 46 anos é a segunda mulher a levar o prêmio – e também a mais jovem. Esther é também a única mulher entre todos os vencedores do Nobel em 2019. Seus trabalhos, realizados em sua maioria na Índia, concentram-se na redução da pobreza. A pesquisadora dividiu o prêmio com o marido, Abhijit Banerjee e o colega Michael Kremer.

10) Movimento #MeToo tirou mais de 200 homens do poder.

O #MeToo provocou a expulsão e condenação de Harvey Weinstein e tirou mais de 200 homens do poder.
Inúmeras mulheres artistas, produtoras e cineastas de Hollywood como Tarana Burke, Julia Louis-Dreyfus, Patricia Arquete, Angelina Jolie, Kristen Stewart, Elizabeth Moss, Nicole Kidman e muitas outras mulheres incríveis impulsionaram esse movimento!