Foto Rodrigo Baleia / Greenpeace

Enquanto as consequências das queimadas afetam o continente inteiro, o governo Bolsonaro insiste no desmonte das políticas ambientais e a Amazônia segue em chamas. Confira 10 fatos e consequências sobre as queimadas nas florestas brasileiras.

1. As queimadas na região da Amazônia fezeram com que um corredor de fumaça se espalhasse pela América do Sul desde a semana passada, atingindo o Centro Oeste, o Sudeste, o Sul do Brasil e países vizinhos como Argentina, Uruguai, Peru e Bolívia.

2. Com o aumento das queimadas e do desmatamento, podemos ter uma diminuição da evapotranspiração da floresta amazônica e, por consequência, a diminuição dos rios voadores, que são responsáveis por boa parte da chuva que se precipita no continente.

3. Sem os rios voadores, teríamos graves consequências:
– Estiagem (tempo seco);
– Falta de chuvas;
– Aumento de temperatura (principalmente nas cidades);
– Problemas no solo dificultando sua produtividade;
– Problemas respiratórios devido à umidade baixa;
– Possível queda do índice fluviométrico dos rios, por falta de chuvas.

4. Em comparação a 2018, as queimadas no Brasil aumentaram 82%. Foram 71.497 focos só este ano, contra 39.194 em 2018.

5. Cinco estados tiveram aumento no número de queimadas no Brasil desde o início do ano:
– Mato Grosso do Sul: 260%
– Rondônia:198%
– Pará: 188%
– Acre: 176%
– Rio de Janeiro: 173%

6. Unidades de Conservação e Terras Indígenas também são atingidas e sofrem com as queimadas:
Unidades de Conservação: 32
Terras Indígenas: 36

7. Essa imagem de satélite mostra centenas de focos de incêndio ao longo da BR 163, no sudoeste do Pará:

Fonte: Inpe

8. Segundo o Inpe, o aumento do desmatamento da Amazônia já é o maior de todos os tempos, e boa parte disso se dá, principalmente, pelo corte de 95% do orçamento das ações destinadas para combater mudanças climáticas.

9. A Amazônia concentra 52,5% dos focos de queimadas de 2019, segundo os dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Cerrado é responsável por 30,1%, seguido pela Mata Atlântica, com 10,9%.

10. A Amazônia brasileira perdeu mais de uma Alemanha em área de floresta entre 2000 e 2017. São cerca de 400 mil km² a menos de área verde, de acordo com estudo de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oklahoma publicado na revista científica Nature Sustainability.