Notícias

Casa NINJA Amazônia abre o ano com encontro online da comunidade

Para começar o ano e construir um calendário anual que fortaleça as lutas, a Mídia NINJA realizará encontro reunindo lideranças de movimentos, organizações, coletivos que lutam em defesa da floresta e de causas socioambientais, além de indígenas, quilombolas, lideranças de povos tradicionais, parlamentares, ativistas internacionais e outros interessados e interessadas.

Chapada dos veadeiros: Um paraíso em busca da redenção

Sob chamas criminosas, brigadistas lutam pelo fim dos incêndios, enquanto faltam serviços básicos à população de Alto Paraíso de Goiás. Fogo já consumiu mais de 23 mil hectares de vegetação no Parque Nacional Texto e fotos: Ahmad Jarrah e Bruna Obadowski *Esta...

Crime e guerra no Pantanal

A seca é a maior já registrada no Pantanal. Após um ano com incêndios que devastaram o bioma, o fogo retorna, ameaçando toda a região e exigindo um recurso natural escasso atualmente, a água.

Uma guia ativista para a União Europeia

A Mídia NINJA em parceria com a Fern lançam este segundo vídeo com a proposta de apresentar, através de exemplos concretos, como a sociedade civil pode influenciar mudanças que irão impedir o desmatamento e proteger os direitos dos povos.

Desvendando o Pantanal

Entenda o que está ocorrendo no Pantanal em uma série de quatro publicações que apresentam o bioma e suas complexidades geográficas, sociais e econômicas.

O voto agroecológico durante as eleições municipais

A partir de um esforço coletivo das centenas de organizações que compõem a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em todo o país, está sendo realizado um mapeamento de políticas e programas municipais que apoiam a agroecologia e a agricultura familiar.

Relatoria da ONU propõe inquérito internacional contra governo Bolsonaro

O o relator realizou uma missão ao Brasil e, ao preparar seu informe, levantou graves violações nas obrigações ambientais e de direitos humanos do país, inclusive no contexto da pandemia da covid-19, avaliando as queimadas, ataques contra defensores de direitos humanos, a situação dos pesticidas, além da resposta do Estado diante de Brumadinho, Mariana e do derramamento de petróleo nas praias nacionais.

PNAE: Alimentação escolar como proposta essencial de combate à fome

Com a crise econômica e política ainda mais intensificadas com a pandemia causada pelo coronavírus nos últimos meses, há uma preocupação geral em relação à volta do Brasil ao mapa da fome. A comida pode não chegar na mesa de cerca de 7% da população, quase 14,7 milhões de pessoas, até o fim de 2020.

Para combater o desmatamento, Europa quer boicotar produtos brasileiros

Além disso, um grupo de 40 supermercados britânicos publicou uma carta aberta em que ameaça boicotar produtos brasileiros caso seja aprovado o PL da Grilagem, projeto de lei que dá o aval para invasão e grilagem de terras, amplia os conflitos com povos originários e amplia o desmatamento da Amazônia.

Desmatamento na Amazônia já é quase o dobro do ano passado

A extração ilegal de madeira só cresce na Amazônia. Dados mostram que o desmatamento nesses últimos oito meses atingiu uma área de nada menos que 5.076 quilômetros quadrados da Amazônia, mais de três vezes o tamanho da capital paulista, com seus 1.521 km².

Mujeres indígenas convocan a la Acción Global de lo Clima

Este viernes 6 de diciembre, los movimientos, activistas, ambientalistas, jóvenes y todos aquellos que luchan contra la comprensión de la emergencia climática marcharán juntos en la Marcha por el Clima que tiene lugar en Madrid durante la COP 25.

Indigenous Women Call for Global Climate Action

On this Friday, December 6th, social movements, activists, environmentalists, young people and all those who understand the climate emergency will march together at the Climate March that takes place during COP 25, in Madrid.

O dia da árvore

Hoje, 21 de setembro é comemorado o dia da Árvore no Brasil. Entenda a história por trás do dia que que foi escolhido para conscientizar e lembrar da importância das árvores e florestas nacionais.

Não há democracia sem combate à fome

Reunindo mais de 400 pesquisadores em Goiânia na última semana, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) publicou uma densa carta sobre os caminhos e desafios para as políticas no setor.

A Amazônia precisa de uma economia do conhecimento da natureza

Entre os anos de 2004 e 2012 a redução no desmatamento no Brasil é considerada pelo IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – como a maior contribuição oferecida por um país no combate às mudanças climáticas. Além da redução, a existência de áreas protegidas, entre elas as reservas e territórios indígenas, ajudaram para que isso ocorresse.

NINJA lança campanha para montar brigada e documentar crise na Amazônia

A Mídia NINJA convoca a Brigada Amazônia para ir a campo mostrar ao mundo o que está acontecendo no Brasil. Para isso foi aberta uma campanha de financiamento coletivo, por meio da Vakinha. O custo amazônico é alto, será preciso fazer imagens aéreas, deslocar por terra, água e ar e garantir a alimentação do time em campo.

Como o Brasil, em 8 meses, perdeu bilhões para salvar a Amazônia

Enquanto o Bolsonaro choraminga na tevê e na live que está difícil arrumar dinheiro pra segurar a bomba que ele armou na Amazônia, eu vou contar pra vocês como o Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, queimou bilhões que nem estavam no orçamento federal e podiam ir para nossas florestas.

O mundo se mobiliza pela Amazônia

Nesta sexta-feira (23), manifestantes de diversas nacionalidades em vários locais do mundo montaram atos, manifestos, intervenções e piquetes em crítica à política ambiental de Bolsonaro.

Povos do Xingu propõem protocolo inédito de Consulta Prévia

A audiência foi presidida pela primeira deputada federal indígena, Joenia Wapichana, da Rede/RR, que encerrou a audiência com o encaminhamento da criação de um grupo de trabalho entre os órgãos do governo para o estudo da proposta de modelo de Consulta Prévia apresentada pelos povos do Xingu.