.

Começo trazendo um título da versão bíblica de edição pastoral em Mt: 23;13 que fala, “Jesus condena a hipocrisia religiosa”. No texto diz “Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês fecham o Reino do Céu para os homens. Nem vocês entram, nem deixam entrar aqueles que desejam”; peguei esse trecho específico, que colocarei em outras versões a nível de curiosidade interpretativa, mas recomendo a leitura completa de  Mt: 23;13-39 para entendimento do contexto completo. Aplicarei uma analogia, usando o meu Twitter, que diz Correto é ser moralista, é ser juiz e júri e condenar. Baseado em doutrinas antiquada religiosa. Vituperar o outro é mais fácil que dignificar. Fazer o sensato requer abdicações p/ com o divino; das quais o ser humano não está inclinado a realizar. É tão nítido o desempenho humano para apontar o outro que não segue suas ideologias particulares, afim de colocá-lo à margem como a escória que, no seu ver e entender limitado, não segue os desígnios divinos.

Quanta hipocrisia, será mesmo que quem diz ter a autonomia para condenar em nome de Deus anda fiel aos mandamentos do seu senhor? Ou anda praticando o bem, como diz em Gálatas 6;9, agradando então a vontade de seu mestre?

A condição humana, essa mesma,  alienada tem um apreço que posso chamar também de sede, um desejo absurdo em desgraçar o outro quando o outro não pactua com suas ideias, que é absurdamente cruel; o egoísmo, encontrado quando não valorizamos o “irmão” ao lado, ao meu ver, é tratar a “santidade” que eu busco incansavelmente diminuindo os que divergem dos meus princípios me colocando como exemplo, como uma corrida, onde só existe um único vencedor, então eu uso minha “vitória” para se vangloriar dentro da minha bolha social.

A questão é que “santidade”, por exemplo, requer um longo e trabalhoso processo para alcançá-la, um dos passos para chegar lá, é se abdicar, quando eu digo isso, não é só se livrar ou abrir mão de coisas materiais, mas também de posicionamentos que segregam, de ideais que ferem, do controle massivo, do egocentrismo maligno, porém a grande massa de pessoas que dizem ser “fiéis” não se predispõem a construir um projeto de mundo onde todos “tenham vez no paraíso”. Pois por estar longe, e eu digo bem longe, da santidade esperada, que escrita está, é mais fácil tentar driblar, manipular os deveres para com deus. O monopólio sagrado ainda é motivo, se não um dos maiores para tanta segregação. Ninguém quer dividir o troféu, se é mesmo que ele existe. 

.



Abaixo deixo algumas interpretações de Mt: 23;13 

Jesus Condena a Hipocrisia dos Fariseus e dos Mestres da Lei
“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vocês fecham o reino dos Céus diante dos homens! Vocês mesmo não entram, e nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-los”
NVI – Nova Versão Internacional

Jesus censura os escribas e os fariseus
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens, pois vós não entrais, nem deixais entrar o que estão entrando”
Bíblia de Genebra

Jesus critica os líderes religiosos
“Que aflição os espera, mestres da lei e fariseus! Hipócritas! Fecham a porta do reino dos céus na cara das pessoas. Vocês mesmos não entram e não permitem que os outros entrem”
NVT – Nova Versão Transformadora

Sete ameaças contra os escribas e os fariseus
“Ai de vós, escribas,e fariseus, hipócritas, porque bloqueais o Reino dos Céus diante dos homens! Pois vós mesmo não entrais, nem deixais entrar os que querem”
Biblia de Jerusalem 

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”