O masculinismo e a virilidade podem sim ser apropriados e transformados pelas mulheres! Lendo e relendo em looping: Teoria King Kong, de Virginie Despentes, o manifesto mais ácido para um outro feminismo que chuta uma quantidade extraordinária de baldes e lugares comuns sobre as mulheres e reivindica para si as vantagens inerentes a masculinidade e a virilidade Leiam! O que nos diz Virginie é que temos:

O direito de ser desagradáveis. “O exercício direto do poder é aquele que nos permite chegar a qualquer lugar sem ter que sorrir para três fulanos quaisquer, esperando que nos contratem para tal posto ou que nos confiem alguma coisa. O poder que permite ser desagradável, exigir ir direto ao ponto. E esse poder não é mais vulgar se exercido por uma mulher do que por um homem. Espera-se que renunciemos a esse tipo de prazer em função do nosso sexo.”

O direito de comercializar e negociar nossos “encantos”. “O pacto da prostituição, “eu te pago você me satisfaz” é a base de toda relação heterossexual. Fingir que esse pacto é estranho a nossa cultura é uma hipocrisia. Muito pelo contrário essa relação é um contrato saudável e claro entre sexos. não precisa nem complicá-lo e nem culpabilizá-lo.”

O desafio de abandonar a “arte do servilismo” que diz que as mulheres não devem falar alto; não devem se expressar em tons categóricos; não devem sentar com as pernas abertas se for mais cômodo; não devem se expressar num tom autoritário; não devem falar de dinheiro; não devem conquistar poder; não devem ocupar um posto de autoridade; não procurar prestígio; não rir muito alto; não ser muito engraçada.” A lista de Nãos é infinita!

Enfim, as mulheres podem e devem se apropriar do masculinismo e da virilidade e que os estereótipos e caricaturas que proíbem e interditam essa operação são sim estratégias de dominação e assujeitamento. Não sejamos “compreensivas” com todxs os que diminuem nossas potências. Nem aceitar que nos elogiem pelo nosso servilismo (as mulheres sempre na base dos holofotes masculinos).

Pulei a parte da maternidade abnegada, mas a visão de Virginie Despentes é demolidora, e diz que se os homens parissem já tinham inventado algo equivalente a Ikea ou a Macintosh para cuidar de crianças e resolver a vida doméstica. : ) Também pulei a parte da vida punk, do estupro, dos sofrimentos, leiam o livro!

P.S. E mesmo que você não concorde, leia, porque novos pactos estão sendo fabulados e parece mesmo que são as mulheres que estão produzindo as melhores reflexões, inclusive sobre os homens e sobre a masculinidade.

P.S.2. Frase lapidar: “É ao mesmo tempo surpreendente e antiquado que um dominador venha choramingar que o dominado não faz direito a sua parte” (VD).

#feminismos

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”