Uma conversa com  Katiúcha Watuze, do @coletivopretaria, sobre a alienação dos brancos diante da brancocracia e da branquitude no ambiente acadêmico. Muitos professores e intelectuais brancos não entenderam que as lutas antirracistas exigem novos engajamentos. Sim, existe um incômodo entre intelectuais brancos em um cenário em que negros e negras protagonizam. Sim, uma parte dos brancos é alienada da sua cor e não gostam de ser racializados.

Esquecem que o racismo é um problema nosso! Um problema criado pelos brancos! Só tem uma saída: deixar de ser alienado da sua própria condição, empatia e luta.

Confira a conversa completa no Instagram do Coletivo Pretaria:

 

View this post on Instagram

 

QUEM TEM MEDO DE SER ANTIRRACISTA? . QUARENTENERS E INSTAGRAMERS: VAI TER LIVE PRETARIA! 📺🎉👏🏿👏🏿👏🏿 . Nessa live, nossa Diretora de Integração de Núcleos Katiúcha Watuze (@pretacomunicologa) bate um papo com Ivana Bentes ( @ivanabentes ), professora e pesquisadora do Programa da Pós-graduação em Comunicação da UFRJ. . A ideia é estabelecer linha direta com a branquidade/branquitude para conhecer as reflexões e as ações concretas da categoria para debelar o racismo, esse sofisticado sistema que estrutura as relações sociais, políticas e econômicas, desumanizando, objetificando, determinando lugares de subalternidade a negres, permitindo, assim, o avanço necropolítico e necroliberal: a matabilidade de corpes pretes no Brasil e no mundo. . “POR QUE AS MORTES DE PESSOAS NEGRAS NÃO CAUSAM UMA CRISE ÉTICA?” (Denise Ferreira da Silva) . Trata-se de MEDO tornar-se ANTIRRACISTA na contemporaneidade? Para essa e outras dimensões, abriremos diálogos com branques reconhecidamente antirracistas como forma de entender a resistência histórica ao antirracismo e de possíveis estratégias que a branquidade aliada pode utilizar em defesa da dignidade e da vida de pretes. . NÃO PERCA! Se liga no serviço: . LIVE PRETARIA: Katiúcha Watuze com Ivana Bentes . REALIZADA NO INSTAGRAM DO COLETIVO PRETARIA – 01/07, ÀS 20h! . #PretariaOrg #ColetivoPretaria #ColunistasPretaria #Live #LivePretaria #Comunicação #ComunicaçãoInterseccional #ComunicaçãoAntirracista #ComunicaçãoCidadã #Antirracistas #QuemTemMedoDeSerAntirracista #Antirracismo #Antirracista #sepuderfiqueemcasa

A post shared by Coletivo Pretaria (@coletivopretaria) on

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Pedro Borges

Jornalista também pode ser alienado

Colunista NINJA

A manifestação estética e cultural dos paredões de Salvador e seu desafio à cidade

Erika Hilton

Estátuas, símbolos e heróis da nossa história

Colunista NINJA

Santidade no tempo de Covid-19

Fatine Oliveira

De que mulher estamos falando?

Andréia de Jesus

O paradoxo da onda antirracista

Fabio Py

Cristofascismo: teologia política de Bolsonaro na Páscoa de 2020

Márcio Santilli

Disputas nas eleições municipais estão em aberto

Eduardo Sá

Maria Emília Pacheco: “A agroecologia tem uma proposta extremamente atual, urgente e necessária”

André Barros

Arroz, feijão, maconha e educação

afrolatinas

Cada cicatriz sua, eu beijei

Bancada Feminista do PSOL

Damares Alves: uma liderança do poderoso lobby que teve 868 milhões de perdão de dívidas com a previdência

Colunista NINJA

“Sementes: mulheres pretas no poder”, um filme sobre as sobreviventes da política do ou/ou

Movimento dos Pequenos Agricultores

R$ 600,00 já são R$ 480,00

Juan Manuel P. Domínguez

A fúria e a cobiça da elite pentecostal