Imagem: Divulgação

“Odeio extremistas!” Os extremos: A Terra é Redonda/ A Terra é Plana; Ciência /Fake News; Democracia/Ditadura; Livros/Armas, Direitos Humanos/Tortura; Vacina/Cloroquina; Defesa da Vida/ Politica de Deixar Morrer!

O discurso que Lula e Bolsonaro se equivalem e que são “a mesma coisa”, que são duas faces da “mesma moeda” é desonesto e é o real extremismo.

Não são! Estão em campos distintos, têm trajetórias que não se comparam, mobilizam imaginários e são populares um pelo ódio, ressentimento, exclusão dos diferentes e outro pelo discurso de conciliação e Inclusão, a defesa constante do Estado de Direito, políticas sociais, etc. Lula é uma figura global, fala para o Brasil e para o mundo, Bolsonaro fala para um curral.

Lula implode e expõe esse centro enfraquecido que em um único dia teve um surto de lucidez e desespero, em um único dia viu, verbalizou e entubou o que desde 2018 todos já sabiam! Uma farsa jurídico-midiática tirou Lula da disputa em 2018, com apoio desse “centro” que quase destruiu a democracia no Brasil.

Em um dia, Lula pautou o STF, Bolsonaro, a mídia, Rodrigo Maia, a Globo, o dólar, a bolsa de valores, ofuscou o BBB, tudo, em um passe de mágica!

É presidente que chama? O Brasil saiu do coma! Esse “centro” (essa fada sensata, esses equilibrados, esses iluminados) que não existe (o que temos é um centrão fisiológico e inominável, uma doença política) também entrou em pânico!

Lula implode o “bom centrismo”, o “bom mocismo”, mostra o centro como ele é, muitas vezes apenas um bolsonarismo envergonhado. Mas sim, existe frente, redes, formas de articular as diferentes forças democráticas deste país.

Lula não é extremista, é um polo de aglutinação do que o Brasil inventou de melhor na política! Fala pra todos! E sequer precisa ser candidato à Presidência da República para ajudar o Brasil a sair do atoleiro.

Basta poder falar e ser escutado!

#lulafalaaobrasil

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Tatiana Barros

Novos tempos exigem novos palcos

Márcio Santilli

CPI da pandemia acelera declínio de Bolsonaro

Renata Souza

13 de abril: dia de celebração e luta para as mulheres do samba

Estudantes NINJA

Governo Bolsonaro: desrespeito ao Enem, à Educação e ao Futuro

Boaventura de Sousa Santos

A claridade e a escuridão

Álamo Facó

O indígena e a máquina do tempo

Liana Cirne Lins

O julgamento de Lula no STF: é cedo para comemorar?

Fabrício Noronha

Quem sabe do futuro da cultura brasileira?

Lais Gomes

Se é reversível, se joga!

Fabio Py

‘Flores nas encostas de cimento’: o silenciamento e a tomada dos crentes de esquerda na política

Movimento dos Pequenos Agricultores

Movimento dos Pequenos Agricultores no RJ lança novo site para ampliar a comercialização de alimentos agroecológicos

Isabella Queiroz

Ser maker não está à venda

Colunista NINJA

Reviravoltas andinas: eleições no Peru e Equador

Bancada Feminista do PSOL

100 dias de Covas em SP

Amanda Pellini

O que a ciência faz para confiarmos nela?