Imagem: Divulgação

“Odeio extremistas!” Os extremos: A Terra é Redonda/ A Terra é Plana; Ciência /Fake News; Democracia/Ditadura; Livros/Armas, Direitos Humanos/Tortura; Vacina/Cloroquina; Defesa da Vida/ Politica de Deixar Morrer!

O discurso que Lula e Bolsonaro se equivalem e que são “a mesma coisa”, que são duas faces da “mesma moeda” é desonesto e é o real extremismo.

Não são! Estão em campos distintos, têm trajetórias que não se comparam, mobilizam imaginários e são populares um pelo ódio, ressentimento, exclusão dos diferentes e outro pelo discurso de conciliação e Inclusão, a defesa constante do Estado de Direito, políticas sociais, etc. Lula é uma figura global, fala para o Brasil e para o mundo, Bolsonaro fala para um curral.

Lula implode e expõe esse centro enfraquecido que em um único dia teve um surto de lucidez e desespero, em um único dia viu, verbalizou e entubou o que desde 2018 todos já sabiam! Uma farsa jurídico-midiática tirou Lula da disputa em 2018, com apoio desse “centro” que quase destruiu a democracia no Brasil.

Em um dia, Lula pautou o STF, Bolsonaro, a mídia, Rodrigo Maia, a Globo, o dólar, a bolsa de valores, ofuscou o BBB, tudo, em um passe de mágica!

É presidente que chama? O Brasil saiu do coma! Esse “centro” (essa fada sensata, esses equilibrados, esses iluminados) que não existe (o que temos é um centrão fisiológico e inominável, uma doença política) também entrou em pânico!

Lula implode o “bom centrismo”, o “bom mocismo”, mostra o centro como ele é, muitas vezes apenas um bolsonarismo envergonhado. Mas sim, existe frente, redes, formas de articular as diferentes forças democráticas deste país.

Lula não é extremista, é um polo de aglutinação do que o Brasil inventou de melhor na política! Fala pra todos! E sequer precisa ser candidato à Presidência da República para ajudar o Brasil a sair do atoleiro.

Basta poder falar e ser escutado!

#lulafalaaobrasil

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Marielle Ramires

De braços dados com a alegria

Bella Gonçalves

Uma deputada LGBT na Assembleia de MG pela primeira vez em 180 anos

Célio Turino

Precisamos retomar os Pontos de Cultura urgentemente

Design Ativista

Mais que mil caracteres

SOM.VC

Uruguai musical

Estudantes NINJA

Não existe planeta B: A importância das universidades nas mudanças climáticas

Colunista NINJA

Carta a Marielle Franco: ‘Quem mandou te matar, Mari? Aí do além é mais fácil enxergar?'

Luana Alves

Justiça por Marielle, mais urgente do que nunca. Sem anistia

Design Ativista

Feminismos, sem medo de ser plural

Uirá Porã

Transformações quânticas e o comunismo tecnológico

Colunista NINJA

A indignação é seletiva

Jade Beatriz

Edson Luís, presente!

Leninha Souza

O fim pelas beiradas

Márcio Santilli

Opção bélica