.

Em vídeo gravado para os manifestantes na Av. Paulista, neste domingo, 21 de outubro, a uma semana das eleições presidenciais, Bolsonaro ameaça parlamentares, ativistas, partidos, ongs, movimentos sociais e a mídia. Os nomeia como seus inimigos e diz como irá persegui-los com prisão, exílio e os rigores da lei e do Estado aparelhados. O Estado será usado como extensão de um delírio de onipotência sem limites e sem qualquer sentido republicano.

Ameaças aos seus rivais políticos, regressão vingativa e nenhum sentido de institucionalidade. Essa é a marca de Jair Bolsonaro, o antiestadista, que ameaça, as vésperas da eleição, em seu discurso nauseante, destruir todo o sistema e a ecologia política utilizando um discurso fascista, atravessado de metáforas de extermínio e das guerras: como a “limpeza”, varrer do mapa, expulsar do Brasil os “vagabundos”. As “raças” a serem extintas são os “vermelhos”, os movimentos sociais, os defensores dos direitos em todos os campos.

Para a imprensa “vendida” dá os seus pêsames! A parlamentares rivais e ao candidato a presidência Fernando Haddad ameaça com prisão e um “vão apodrecer na cadeia” em um discurso fora de qualquer institucionalidade em que linchamentos políticos sumários antecipam qualquer justiça.

“Será uma limpeza nunca vista na história do Brasil. Vamos varrer do mapa esses bandidos vermelhos”, diz Bolsonaro sem qualquer constrangimento.

O discurso de Bolsonaro gravado em vídeo para a multidão já como um discurso de vencedor das eleições de 2018 não tem mais qualquer mediação ou moderação é feito para alimentar uma plateia de cidadãos zumbis que urram com as fantasias mais brutais da política tornada regressão vingativa contra os “inimigos” e um antipetismo alucinatório que alimenta a violência real e simbólica nas redes e nas ruas.

O pronunciamento fere toda noção de institucionalidade, presunção de inocência, justiça, decoro parlamentar e aposta nos discursos de ódio e na pulsão de morte.

É contra esse ódio alucinatório que lutamos! Pois cada afirmação celebra a própria morte e fracasso da democracia.

A verdade de Bolsonaro é obscena e está escancarada para quem quiser ouvir:

Frases de Bolsonaro em seu vídeo para os manifestantes na Paulista:

“Vocês verão uma polícia militar e civil com retaguarda jurídica para fazer valer a lei do lobo de vocês. Bandido do MTST, bandido do MTST, as ações de vocês serão tipificadas como terrorismo, vocês não levarão mais o terror ao campo ou a cidade. Ou vocês se enquadram e se submetem as leis ou vão fazer companhia ao cachaceiro lá em Curitiba”

“Essa turma, se quiser ficar aqui, vai ter que se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão para fora ou vão para a cadeia”

“A Folha de São Paulo é a maior fake news do Brasil Vocês não terão mais verba publicitária do governo. Imprensa livre parabéns, imprensa vendida meus pêsames!”

“Seu Lula da Silva se você estava esperando o Haddad ser presidente você vai apodrecer na cadeia. Brevemente terá Lindbergh Farias pra jogar dominó no xadrez. Aguarde, o Haddad chegará aí também. Mas não será para visitá-lo não, será para ficar alguns anos ao seu lado. Já que vocês se amam tanto, vocês vão apodrecer na cadeia. Porque lugar de bandido que rouba o povo é atrás das grades.”

“Petralhada, vai tudo vocês para ponta da praia. Vocês não terão mais vez na nossa pátria, pois nós vamos cortar todas as mordomias. Não terão mais ONGs para saciar a fome de mortadela de vocês. Será uma limpeza nunca vista na história do Brasil.”

“Vagabundo vai ter que trabalhar. Vai deixar de fazer demagogia junto ao povo brasileiro.”

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

jogomes

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”