Seleccionar página

 

 

 

 

 

 

 

Na série, você vai conhecer:

A Pajé Luiza Tupinambá, 83 anos, do povo Tupinambá, da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns (Resex Tapajós-Arapiuns), que, após atuar na linha de frente da 1ª fase da pandemia, acabou sendo contaminada com Covid-19, vindo a óbito. Agora,  a Aldeia de Marabaixo não conta mais com os conhecimentos tradicionais da anciã e os indígenas estão em busca de uma sucessora. Uma amiga de Luíza é a principal candidata a assumir a pajelança na aldeia.

Fabiana Borari, de Alter do Chão, município de Santarém, é Pajé e trabalha na saúde indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). Ela está no limiar entre o conhecimento tradicional e a medicina alopática, conhece de dentro as dificuldades da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e as precariedades no atendimento dos indígenas durante a pandemia;

Dona Suzete Kumaruara, Pajé, curandeira e parteira do  seu povo, da aldeia Solimões, e é umas das figuras mais importantes na tradição da pajelança. Dona Suzete fez seu primeiro parto com 12 anos, contra a vontade da mãe. Desde então, a Pajé já fez centenas de partos em sua aldeia e nas comunidades vizinhas. Atuou na linha de frente em vários casos de covid em sua aldeia e com a ajuda do Kumaru, planta de cura e que dá o nome ao seu povo, salvou vidas.

O pajé Nato Tupinambá vive em Alter do Chão, região periurbana de Santarém, a segunda maior cidade do Estado do Pará, às margens do Baixo Rio Tapajós. Aos 50 anos, o Pajé Nato assume o seu papel como líder espiritual da Aldeia Borari de Alter do Chão e atua fortemente no movimento indígena para apoiar os processos políticos que visam à defesa do território contra a pressão e o assédio da especulação imobiliária na região. Nato também é parteiro e “puxador”, uma espécie de massagista ou quiropraxista. 

A série especial da Mídia Ninja foi realizada pela jornalista socioambiental manaura Tainá Aragão, pelo fotógrafo Leonardo Milano e pela cineasta indígena Priscila Tapajowara, com o apoio do Fundo Defenda os Defensores da Amazon Watch, Mídia Índia, Jornalistas livres e Brasil de Fato.

 

 

 

Reportagem especial: Mídia Ninja e Amazon Watch
 Reportagem: Tainá Aragão 
Fotos: Leonardo Milano
Vídeos: Priscilla Tapajoara
Edição de Vídeo: Benjamin Mast
Design: Yasmim Moura, Aruan Mattos
Diagramação e montagem: Kelly Mariah Batista