Sobre

A COP26, Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, acontece esse ano em Glasgow, cidade escocesa do Reino Unido.

O encontro é um dos mais importantes espaços de debate e tomada de decisão sobre política climática internacional e reúne os líderes políticos de todo o mundo para debater e decidir sobre a diminuição da emissão de gases de efeito estufa (GEE), tratar das emergências climáticas e propor ações de mitigação de seus efeitos. A crise climática é uma das principais agendas do século.

O que for feito nessa geração pode definir o futuro – ou não futuro – de toda a humanidade. Entretanto, esses espaços políticos são muito restritos e as decisões tomadas tem pouca reverberação para a sociedade em geral, não atingindo aqueles que lutam nas pontas para proteger esses ecossistemas ou defender direitos humanos e civis conectados, especialmente dentro do Brasil e do Sul Global. Povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, mulheres, periferias urbanas, negros, negras são os mais atingidos devem estar no centro dessa discussão. Não dá para debater clima sem falar de justiça social e climática.

A Mídia NINJA estará em Glasgow e nas redes cobrindo tudo que vai rolar nas mesas de negociação, nas ruas e nos bastidores desse encontro e convidamos você, comunicador, comunicadora, ativista pelo clima, jornalista a participar dessa cobertura colaborativa com a gente!