Um espaço virtual de encontros e trocas da produção científica e cultural da UFRJ para pensar e ressignificar formas de estarmos juntos durante a pandemia. O Festival do Conhecimento UFRJ, que acontece de 14 a 24 de julho, traz uma visão ampla e colaborativa das ações de ensino, pesquisa e extensão da nossa universidade, reunindo estudantes, docentes, técnico-administrativos, a comunidade universitária e convidados. Em um momento de incertezas, em que o mundo e o Brasil enfrentam uma pandemia que se reflete em todas as dimensões de nossas vidas, convidamos a comunidade acadêmica não apenas para refletir e agir no presente urgente, mas também para construirmos juntos o mundo pós-pandemia.

Em 2020, a UFRJ celebra 100 anos e quis a história que estivéssemos no front, combatendo uma crise na saúde de dimensões globais. Essa é a universidade viva em que acreditamos, com uma inteligência coletiva e solidária, construindo o bem comum. O Festival do Conhecimento faz parte dessa trajetória.

Temas e Questões

Debates ao Vivo, Papo Virtual, Minicursos, Oficinas, Arte, Cultura, Entrevistas, Performances, Vídeos, etc. Os temas são livres, mas algumas questões já se destacam:

Os 100 Anos da UFRJ, o Enfrentamento da Pandemia, Saúde, Cultura, Ciência, Novo Normal, Ambientes Virtuais, Territórios e Comunidades, Ações Emergenciais frente a Covid-19, Cuidados, Saúde Mental, Novos Mundos e Pós-Pandemia, Ações de Extensão, Ensino Emergencial, Pesquisa, Arte, Acesso, Redes de Solidariedade, Empatia, Universidade, Democracia, Antirracismo, Antifascismo, Inteligência Artificial, Cidades, Medicina, Urbanismo, Relacionamentos, Sociabilidade, Educação, Comunicação, Economia, Trabalho Remoto, Biodiversidade, Inovação Cidadã, Tecnopolíticas, Amazônia, Poesia, Meio Ambiente, Direitos, Ciências Humanas.

Confira a programação completa no site!

Modalidades de Participação

Os participantes poderão se inscreve como ouvintes de Palestras, Painel Temático, Papo Virtual, Entrevista, Roda de Conversa, Minicursos, Oficinas, Vídeos Apresentações Culturais, Performances, Shows. A submissão de propostas não é obrigatória, é um convite à comunidade! O Festival do Conhecimento não substitui nenhum dos eventos presenciais de ensino, pesquisa e extensão da UFRJ, mas é uma oportunidade de estarmos juntos!

Inscrições e informações
Mais Infos 

 

 

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Liana Cirne Lins

Paternidade Ativa Feminista

André Barros

Blindador-geral da República

Felipe Milanez

Morreu Aritana Yawalapíti! Silêncio, choro e o luto com o Xingu

NINJA

O elitismo e o mal banal dos protestantes tradicionais no governo Bolsonaro

Eduardo Sá

“O movimento agroecológico reúne experiências e caminhos possíveis e desejáveis”

Daniel Zen

Palavras soltas ao vento

Eduardo Sá

“A questão da fome é real se houver um impasse e não se encontrar uma saída”

Ana Claudino

Quem tem medo de sapatão?

Márcio Santilli

Bolsonaro fora do mundo

Boaventura de Sousa Santos

Defesa dos indígenas contra a Covid-19

André Barros

Negacionismo judicial

Daniel Zen

Um feminicida não pode ser ídolo em nossa sociedade

afrolatinas

Conheça a Pretaria BlackBooks, primeiro clube de leitura antirracista do Brasil

André Barros

Notícia-crime contra Bolsonaro por genocídio

Colunista NINJA

O vírus e as trabalhadoras sexuais na Guaicurus, em Belo Horizonte