Um espaço virtual de encontros e trocas da produção científica e cultural da UFRJ para pensar e ressignificar formas de estarmos juntos durante a pandemia. O Festival do Conhecimento UFRJ, que acontece de 14 a 24 de julho, traz uma visão ampla e colaborativa das ações de ensino, pesquisa e extensão da nossa universidade, reunindo estudantes, docentes, técnico-administrativos, a comunidade universitária e convidados. Em um momento de incertezas, em que o mundo e o Brasil enfrentam uma pandemia que se reflete em todas as dimensões de nossas vidas, convidamos a comunidade acadêmica não apenas para refletir e agir no presente urgente, mas também para construirmos juntos o mundo pós-pandemia.

Em 2020, a UFRJ celebra 100 anos e quis a história que estivéssemos no front, combatendo uma crise na saúde de dimensões globais. Essa é a universidade viva em que acreditamos, com uma inteligência coletiva e solidária, construindo o bem comum. O Festival do Conhecimento faz parte dessa trajetória.

Temas e Questões

Debates ao Vivo, Papo Virtual, Minicursos, Oficinas, Arte, Cultura, Entrevistas, Performances, Vídeos, etc. Os temas são livres, mas algumas questões já se destacam:

Os 100 Anos da UFRJ, o Enfrentamento da Pandemia, Saúde, Cultura, Ciência, Novo Normal, Ambientes Virtuais, Territórios e Comunidades, Ações Emergenciais frente a Covid-19, Cuidados, Saúde Mental, Novos Mundos e Pós-Pandemia, Ações de Extensão, Ensino Emergencial, Pesquisa, Arte, Acesso, Redes de Solidariedade, Empatia, Universidade, Democracia, Antirracismo, Antifascismo, Inteligência Artificial, Cidades, Medicina, Urbanismo, Relacionamentos, Sociabilidade, Educação, Comunicação, Economia, Trabalho Remoto, Biodiversidade, Inovação Cidadã, Tecnopolíticas, Amazônia, Poesia, Meio Ambiente, Direitos, Ciências Humanas.

Confira a programação completa no site!

Modalidades de Participação

Os participantes poderão se inscreve como ouvintes de Palestras, Painel Temático, Papo Virtual, Entrevista, Roda de Conversa, Minicursos, Oficinas, Vídeos Apresentações Culturais, Performances, Shows. A submissão de propostas não é obrigatória, é um convite à comunidade! O Festival do Conhecimento não substitui nenhum dos eventos presenciais de ensino, pesquisa e extensão da UFRJ, mas é uma oportunidade de estarmos juntos!

Inscrições e informações
Mais Infos 

 

 

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos