Enquanto o negro, não importa o espaço que está, sempre seremos suspeitos em potencial para eles. Por Marcelo Rocha

.

Uma entrevista com o novo comandante da ROTA – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar – para a UOL chocou muita gente essa semana e causou grande espanto a coragem de falar isso em público, embora o que ele disse é fato. Vivemos coisas como essa há muito tempo. Inclusive, segundo dados oficiais da SSP, a Polícia Militar do estado de São Paulo só no primeiro semestre assassinou 459 pessoas, isso em números oficiais. Já sabemos qual a cor e local majoritário onde foram esses foram a óbito pelas mãos dos militares.

No Rio de Janeiro, as forças militares nacional, municipal e estadual se uniram para combater a dita “Guerra às drogas”. Lá o sitiamento e as mortes também tem lugar e cor, a dona de casa e a criança vão ser revistadas no beco, mas a viatura não ousaria parar o carro de meio milhão na Barra, exceto se o condutor tiver cara de favelado, isso muda tudo. Como ocorrido com o ator Samuel L Jackson e o astro do basquete Magic Johnson que sofreram ataques por uma modelo italiana que postou em seu Instagram uma foto dos dois sentados na praça e dizendo que o governo dava dinheiro pros imigrantes usarem roupa de marca, pois até então os dois não haviam sido reconhecidos.

Esse mesmo racismo acontece nas ruas. O cineasta negro e youtuber Valter Rege, em sua obra “Preto no Branco” vai de encontro a esse estereótipo, quando retrata a história de Roberto Carlos, jovem que trabalha em um shopping e após um dia cheio enquanto corria para tomar um ônibus, esbarra em uma mulher que chama a polícia e o acusa de roubar sua bolsa. Caso que também já aconteceu comigo enquanto voltava do trabalho e com tantos outros como Rafaeis Braga que até hoje estão presos, pois se não houver flagrante, na hora de forjar o judiciário não vai confiar na palavra de um favelado.

Enquanto o negro, não importa o espaço que está, sempre seremos suspeitos em potencial para eles. O que dói mais é que entrevistas assim se quer chocam quem vive essa realidade todos dias. De Charllotesville ao Jacarezinho, dos Jardins à periferia de São Paulo, o racismo mata preto todo dia.

__

Por Marcelo Rocha, 19 anos, fotojornalista, estudante de Ciências Sociais, ativista da educação que participou das ocupações no estado de São Paulo, e militante do movimento negro.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”

Bella Gonçalves

As periferias no centro do orçamento das cidades