Cantora volta leve em novo EP em homenagem à Afrodite. ‘Deusa Dulov’ será dividido em duas partes e traz influências do pagode baiano, funk, pop e Hip-Hop

Foto: Caio Lírio

Em ‘Afrodate’, single escolhido para anunciar seu novo EP, ‘Deusa Dulov’, Larissa Luz canta: “Se liga na onda do preto/Viaja na onda da preta”. O verso resume bem a viagem musical que a preta oferece nesse novo trabalho. Funk, pagode baiano, pop, eletrônica, reggae e Hip-Hop servem de base para um disco que versa sobre encontros e amores, mas sem deixar a pegada política característica de trabalhos anteriores da cantora baiana. “Venho pesquisado e experimentado a mistura de ritmos diaspóricos, entendendo nossos pontos de encontro em termos de claves, divisões e construções históricas… gosto disso! Sinto que nos conectamos com o ancestral e com o futuro quando entendemos as ligações que unem o nosso povo. Fiz isso para construir ritmicamente ‘Deusa Dulov’, conta a cantora.

Após dois anos de pandemia, Larissa surge leve em ‘Deusa Dulov’, tanto na abordagem temática quanto no trato rítmico das composições. Assim como na divertida e perspicaz sacada sobre masturbação feminina em “Brinco Só” (Visito meu íntimo Como fosse terapia/ Ou melhor, meditação), a música parece refletir um momento de leveza da também Cantora, atriz, produtora musical, escritora e compositora de 34 anos. “Minha música costuma ser reflexo da minha essência, da minha existência e são coisas de dentro transbordando em forma de poesia e som. Estou me sentindo leve apesar de todo contexto caótico, estou abrindo a porta e me permitindo manifestar com graça e humor. Fazer pessoas sorrirem também é revolucionário!” diz.

Foto: Caio Lírio

Todo o novo trabalho serve como homenagem a Afrodite, a deusa grega do amor e da beleza. Luz justifica a homenagem: ” Eu queria desconstruir o familiar! Uma imagem que fosse diretamente associada a tudo que buscamos ter acesso e nos foi negado por conta de uma narrativa violenta a que fomos submetidos”, explica a artista que fez da arte fortaleza. “Minha ferramenta continua sendo a arte! Mesmo quando ela é vilipendiada em vários aspectos, criar me faz sentir viva, me faz querer continuar e foi assim que tive forças para atravessar a pandemia, criando e externalizando sentimentos com poesia, imagens”, reflete.

EPs tem sido um recurso comum de lançamento entre artistas. Em um tempo de músicas feitas para viralizar e atenção dispersa do público, acaba sendo uma estratégia para prender a atenção do público ávido por pular um álbum antes do fim. Seguindo esse raciocínio, ‘Deusa Dulov’ foi dividido em dois volumes. “Queria contar uma história em dois capítulos, deixar a galera digerir a primeira parte e depois mostrar outras nuances dessa história. Acredito que faz as pessoas estarem mergulhadas mais tempo nesse mundo dividindo a narrativa”, diz a cantora.

Confira abaixo mais da entrevista de Larissa Luz para a Mídia NINJA.

Como está a expectativa para a retomada dos shows após o avanço da vacinação no país?

Eu tô morrendo de saudades de fazer show! É meu espaço de cura, meu lugar de reenergizado para vencer o impossível! A troca com o impublicável é fundamental pra mim e eu não vejo a hora!

O que você anda ouvindo de música? Quais artistas estão na sua playlist?

Miles Davis eu tenho ouvido muito, além de Ella Fitzgerald, Aya Nakamura, Pongo… E daqui do Brasil, Fabriccio, Jota.pê, Ludmilla, Melly…

Foto: Caio Lírio

Coruja BC1, Tropkillaz e Bruno Zambelli formam o esqueleto da produção do novo trabalho? Quando e como essa ponte começou a ser construída?

Eu sou muito fã do Bruno há muito tempo e sempre quis trabalhar com ele. Estivemos juntos no Afropunk e pensei: precisamos desenvolver outras coisas! E o Coruja também foi assim. Conheci pessoalmente quando fiz participação no disco dele e desde então só aprofundamos na nossa troca! Sempre achei ele sensacional quando o vi criando de perto e tive certeza que é um dos maiores cantores que nós temos! Tropkillaz também estava na lista! Fiz um trabalho com o Coy Freitas, que nos aproximou, e foi só vitória! Timão!

Larissa Luz canta no Rock in Rio 2022 em homenagem à cantora Elza Soares no show intitulado ‘Power! Elza Vive’. Ao lado dela estarão Alcione, Majur, Agnes Nunes, Caio Prado, Mart’nália e Gaby Amarantos. Em 2018, Larissa Luz interpretou Elza Soares no musical “Elza”

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”