Agroecologia nos Municípios

LGBTQ+ no campesinato

“Lutamos pela libertação da terra, da escravidão do trabalho, que também passa pela libertação dos corpos e das pessoas”, afirma José Davi, liderança agroecológica bissexual em Sergipe

Entrevista: Vigilância Sanitária e Agricultura Familiar

Conversamos com a sanitarista Haideline Mertens Kuff, que é coordenadora da vigilância sanitária da cidade. Na entrevista, ela explica as diferentes legislações e atribuições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Agroecologia cresce em Teresina (PI)

Há cerca de cinco anos, em Teresina, no Piauí, gestoras/es e integrantes da sociedade civil consolidaram um processo de transição da forma convencional de produção de alimentos para a de base agroecológica.

Reconhecimento de territórios tradicionais em Sobrado (MG)

Após 12 anos de muita mobilização e luta em Sobrado, no norte de Minas Gerais, zona de transição entre o Cerrado e a Caatinga, a reivindicação dos moradores virou a Lei Municipal Nº 1.629/2015, que reconhece como território tradicional a Comunidade Geraizeira de Sobrado.

O voto agroecológico durante as eleições municipais

A partir de um esforço coletivo das centenas de organizações que compõem a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em todo o país, está sendo realizado um mapeamento de políticas e programas municipais que apoiam a agroecologia e a agricultura familiar.