.

No Brasil, as coisas saíram do campo das metáforas para o sentido literal. Escárnio surrealista tropical com Michel Temer pagando “simbolicamente”, com uma nota de 50 reais, o que já pagou literalmente (com as verbas publicitárias) para Sílvio Santos, um milionário de 87 anos, fazer o “garoto propaganda” da Reforma da Previdência, no seu programa dominical de maior audiência.

Ou seja, o SBT já veiculou uma série de peças publicitárias pagas, sem metáforas, a peso de ouro pelo governo para defender a reforma assegurando que ela “atinge só os ricos”, e se não for feita “quebra o Brasil, como em Portugal e na Grécia”. Os governos no Brasil pagam com nosso dinheiro para as corporações fazerem sua publicidade, numa série de distorções sem fim!

Temer falou pouco (“fez escada” para Sílvio, como se diz) e terceirizou seu “pronunciamento” em cadeia nacional para o próprio Silvio Santos acalmar/alarmar o povo com uma mensagem duplamente mentirosa de um paraíso sem crise ameaçado se não houver reformas : “temos inflação baixa, juros baixos, agora só falta reformar a previdência”. E “se a Reforma não for feita vocês vão chegar daqui 2 ou 3 anos no banco e não vai ter dinheiro para pagar ninguém”.

Fake news e terrorismo midiático entre sorrisos e piadas de dois homens embalsamados no poder! Cena para taxidermistas!

Afinal, para empurrar goela abaixo a mais impopular das reformas, o apresentador do SBT, tem mais credibilidade e popularidade que o presidente mais achincalhado e desacreditado do Brasil. Delatado em prosa e verso como corruptor ativo, mas impune!

Mas antes de começar o “show de Temer” , Sílvio Santos apontou sua pistola que solta notas de 10 reais e 50 reais para um auditório de mulheres que se engalfinham para pegá-las. O ‘Revolver da Fortuna”, chama o quadro! É isso ai, Temer está puxando o outro gatilho. Brasil, il, il #reformadaprevidencia

P.S. Mas essa é só uma dimensão da realidade, a mais histriônica e visível, outras forças e mundos concorrem com esse clichê de mundo!

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada