No sábado (6/4), o México anunciou o rompimento das relações diplomáticas com o Equador. Na véspera, a polícia equatoriana invadiu a embaixada mexicana, em Quito, para prender Jorge Glas, ex-vice-presidente de Rafael Correa, que governou o país entre 2007 e 2017. Glas estava refugiado para evitar um mandato de prisão. Um dia antes, o México concedeu asilo político a ele e o Equador expulsou a embaixadora mexicana do país. Para o Equador, Glas, assim como Corrêa, é criminoso comum, acusado de corrupção e, então, invadiu a embaixada, ao arrepio do direito internacional.

Vale lembrar que, em janeiro passado, o Equador foi vítima de um levante promovido pelo crime organizado, que chegou a ocupar uma rede de televisão e, no ar, anunciou intenções terroristas. O governo equatoriano recebeu, então, apoio político e disposição de envio de efetivos de segurança por parte dos países vizinhos. Agora, é o próprio Estado que age como milícia ao invadir uma embaixada e prender um opositor.

O conflito entre Equador e México está longe de ser isolado. Mesmo sem ir às vias de fato, o presidente argentino, Javier Milei, tem sido pródigo em insultar contrapartes, qualificando o presidente do México, López Obrador, de “ignorante” e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, de “assassino terrorista e comunista”.

A violência verbal gratuita de Milei é indicativa da deterioração do clima político na América Latina. Esvaziou o Mercosul, ao ponto de ninguém lamentar, efetivamente, o fracasso do acordo comercial com a União Européia. Esse clima estende-se pela região e pode contaminar as relações entre os países amazônicos.

Sexta-feira (5/4), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, candidato à reeleição, promulgou a criação da província do Essequibo, formalizando a intenção de anexar mais de dois terços do território da Guiana, inclusive a região de fronteira com o Brasil. O ato atropela o esforço de mediação do Brasil. Na véspera, o presidente Lula havia criticado a exclusão de candidatos da oposição nas eleições venezuelanas.

Também estão em estado crítico as relações entre a Colômbia e o Peru, desde que Dina Boluarte assumiu a presidência do Peru, após a queda de Pedro Castillo, e foi qualificada como “golpista” pelo presidente colombiano. Ambos retiraram os seus embaixadores dos respectivos territórios e as relações estão congeladas.

OTCA e COP-30

A polêmica entre Peru e Colômbia tem causado efeitos negativos até na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que também inclui Brasil, Bolívia, Equador, Venezuela, Guiana e Suriname. A secretaria-geral da OTCA é rotativa e, agora, deve ser exercida pela Colômbia. Mas o nome indicado precisa do aval de todos os demais países e o Peru protela a sua manifestação. O Brasil já indicou a secretaria-executiva, mas ela não pode ir além de ações de rotina sem que o secretário-geral esteja efetivado.

A embromação peruana atrapalha a estratégia diplomática do Brasil, pois a OTCA seria um espaço privilegiado para articular ações e propostas comuns para a COP-30, conferência sobre mudanças climáticas da ONU, cuja 30ª edição será em novembro de 2025, em Belém (PA), portal da Amazônia. A reunião vai avaliar o cumprimento das metas de redução de emissões assumidas pelos países no Acordo de Paris, mas também teria tudo para avançar na proteção das florestas e da Amazônia, em particular.

No caso, a postura do Peru é um tiro no próprio pé. Depois do Brasil, ele é o país que detém a maior extensão da Amazônia. Apesar da sua crise política interna, teria muito a ganhar com o avanço dos instrumentos de cooperação amazônica.

Essa pendência tem impacto sobre a estratégia da diplomacia presidencial brasileira. Com a eleição de Milei na Argentina, o Mercosul ficou micado e a OTCA é o espaço disponível de articulação continental para o Brasil liderar a COP-30 e as agendas correlatas.

A articulação entre os países amazônicos também é imprescindível para enfrentar o crime organizado, que aumentou a sua influência política e o controle sobre partes da região. O ocorrido no Equador é mais que um alerta: é um alarme. O fracasso nas negociações de paz na Colômbia e a retomada da guerra civil por uma dissidência das FARCs também não é nada animadora. O mesmo pode ser dito a respeito da atuação do PCC e do Comando Vermelho, em alianças ou disputas com quadrilhas locais. O narcotráfico é internacionalizado e exige uma resposta conjunta dos países.

Fica aqui o recado para a COP-30: não haverá desenvolvimento sustentável na Amazônia com o crescimento do crime organizado, que recruta jovens, camufla-se na exploração predatória de recursos naturais e se infiltra no aparelho de Estado, inclusive elegendo bancadas parlamentares próprias. A comunidade internacional deveria apoiar concretamente uma resposta conjunta dos países amazônicos e a OTCA deveria servir para isso.

Num mundo chacoalhado por guerras, fome, migrações massivas e eventos climáticos extremos, povos e países precisam pactuar caminhos que sejam decisivos para as futuras gerações. A América Latina depende de agendas comuns para enfrentar esses desafios. A polarização política, a opção pelo confronto e a retórica bélica nos jogarão no lixo da história.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Colunista NINJA

50 anos da Revolução dos Cravos: Portugal sai às ruas em defesa da democracia

Colunista NINJA

Não há paz para mulheres negras na política

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária