Pessoas brancas conseguem apoio de marcas com muito menos tempo e esforço que criadores negros

Fotos: acervo pessoal

No meio da polêmica da recusa de compra de vacinas da Pfizer pelo governo de Jair Messias Bolsonaro, o humorista Esse Menino conseguiu acertar no timing da piada com um vídeo viral que o fez pular de 40 mil para mais de um milhão de seguidores. Não há nada errado que um humor satirizando o poder ganhe atenção, é até desejável, mas é um tanto curioso como é muito mais fácil para personalidades brancas conseguirem milhões de seguidores com bem menos esforço do que influenciadores negros. 

O head marketing da Trace Brasil, Ad Junior coleciona virais e tem, até o momento 244 mil seguidores, assim como a roteirista Triscila Oliveira que conta com 129 mil seguidores, enquanto seu parceiro na obra “Confinada”, Leandro Assis, um homem branco, tem quase um milhão de seguidores. E aqui nas comparações, não citei influenciadores não negros que produzem conteúdo de gosto, no mínimo, duvidoso, pois a diferença se mostra ainda maior. 

Já é sabido que o algoritmo das redes sociais não priorizam e até punem discursos antirracistas, muito presentes nos conteúdos de criadores negros, mesmo os que usam o humor como forma de comunicação, mas o freio no crescimento dessas pessoas não se restringe somente ao número de seguidores. No meio do ano, Triscila teve seu perfil voltado ao feminismo e antirracismo apagado pelo Instagram e perdeu sua única fonte de renda até aquele momento. Ao mesmo tempo blogueiras brancas que promoveram festas e desinformação durante a pandemia, mantiveram seus perfis e ganharam mais seguidores e pior de tudo: com anuência de marcas patrocinadoras. 

No caso do Esse Menino, após o viral, ele recebeu diversas propostas de trabalho, patrocínio e até apresentou contrato com o Multishow. Enquanto isso vemos criadores pretos e pretas produzindo virais que são reproduzidos por perfis de grandes personalidades, mas sem que se reverta a patrocínio, de forma que diversos talentos continuam vendendo mão de obra para subempregos dez horas por dia, enquanto os usuários e algoritmo do Instagram junto ás marcas ignoram que indivíduos negros também visam poder trabalhar e viver das redes sociais.

Criadores pretos têm abordado assuntos que vão desde cultura pop (Load Comics, Canal Dona Geek), passando pelo cotidiano de trabalho de mulher negra e feminismo interseccional (Fala com a Mari) e masculinidade negra e racismo (Mauro Baracho). E ainda que viralizem periodicamente, os milhões de seguidores e patrocínio são sempre destinados às pessoas não negras.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos