Por Juan José Remulção e Sergio Perez Gavilan 

 

A ideia com este título é reescrever aquele apelo histórico do período de guerra. Você se lembra daquele “Eu quero você” que foi totalmente icônico? Nós vamos. Lá chegaremos a isso.

A forma atual de consumir serviços, principalmente serviços tecnológicos, elimina, quando não há privacidade, pelo menos a singularidade de nossas vidas. Imagine algumas torres de apartamentos. Observe o horizonte de San Pablo / Buenos Aires uma noite. Se naquele horizonte que você vê, todas as pessoas estão assistindo o mesmo serviço da série, pedindo a mesma comida para entrega; fazer o mesmo movimento com o polegar no telefone; todos conectados ao Zoom… eles realmente vivem de forma diferente? Eles realmente vivem separados?

De certa forma, eles “desfazem” as paredes e mostram como essas paredes nos dão a ilusão de viver separados dos outros.

O modo de vida desta época, catalisado pela pandemia, se oferece para “resolver” ou “facilitar” as necessidades humanas de forma homogênea, e isso resulta em uma padronização de nossas formas de viver. Nós internalizamos comportamentos que nos alienam. É como se – se você quiser, inconscientemente – nos rendêssemos a essa inércia. Essa inércia, ao carregar desejos e medos, também gera, é claro, vontades políticas.

Então, algo que consegui rebaixar quando terminei vários trabalhos que tinha, é que morar assim é como todos morando na mesma casa, com o mesmo ritmo, com a mesma circulação de desejo, com um medo bastante semelhante, etc, etc. etc.

Então essa “performance”, essa “rotina de vida”, nós já fazemos. Só que o fazemos com base em um valor, um desejo, um medo e uma falta, que tem muito mais a ver com o sistema econômico. E não com nossa substância humana, muito menos com nossos ecossistemas.

Portanto, este título tenta apontar que sim, que existe uma grande casa em que vivemos, que é a natureza, que este planeta é. E que um possível passo para rebaixar essa coerência à terra, para ativar esse sentimento de maior pertencimento, é criar e compartilhar hábitos, afetos, cultura, moda, desejos, etc., que mostram que habitamos aquela imensa casa, na qual há irmãos em todos os lugares se sentindo como nós.

Separar-nos da inércia e da dependência que este modo de viver cria é buscar em nós mesmos a humanidade – se quiserem, a originalidade – que não pode ser alienada. E para fazer isso, capaz, você não precisa destruir tudo. Você pode começar com detalhes, com coisas que são fáceis de espalhar. E a moda é um exemplo muito claro disso.

Vejam as roupas, quantas vestes dão conta de pertencer a alguma coisa. Por exemplo, roupas camufladas, como a guerra. Existe uma adversidade que se transformou em outra coisa ali. Roupas de futebol: enfrente as adversidades e vença. Como mostramos isso, como ativamos essa associação em relação à natureza?

Essas são as respostas que procuro ver aqui e que, um pouco, estão invertidas nesta nota que fizemos com o Sérgio, da Cidade do México.

Só existe uma casa e ela é sua: como a natureza se defende simultaneamente

O horizonte de sua cidade é o horizonte de qualquer cidade. Olhe as luzes nos prédios. Se todos estão fazendo a mesma coisa ao mesmo tempo, eles estão realmente vivendo separados? O modo generalizado de habitar as cidades marca uma coerência de conduta, de desejo, de valor. Mas, embora seja o mais difundido, não é o único. Milhares de pessoas em todo o continente, com ações de pequeno, médio e grande porte, invertem esse sentido hegemônico e convivem com a consciência de que só existe uma casa: a Terra, a natureza. Habitar é simplesmente cuidar dele na medida do possível. Compartilhe com outras pessoas. Ainda eles estão, como contam essas histórias, em diferentes partes do mundo.

Argentina

Alejandro Lauphan é músico e DJ radicado em Rosário, cidade localizada às margens do rio Paraná e sua vasta rede de ilhas. Em 2020, enquanto os incêndios nas ilhas sufocavam sua cidade, Alejandro lançou Humedales, um track que se tornou uma bandeira para novas gerações. 

A fumaça começou a ser vista no horizonte da minha cidade. Muito seguido. Aqui está um enorme sistema de ilhas que faz parte do rio Paraná. Eles estavam colocando fogo nessas ilhas como nunca antes. Ocorreram surtos ao longo de todo o rio, chegando a atingir Buenos Aires, 300 quilômetros rio abaixo. Tudo isso me atraiu. Eu vi o rio pegando fogo. Literalmente, cinzas caíram em Rosário e queimaram plantas. A pandemia deixou a cidade vazia enquanto os pântanos das ilhas eram queimados. Então a frase e a melodia vieram até mim: “Se tocam no rio, tocam em mim.” Eu fiz a música, meu companheiro e meus parentes me incentivaram a gravá-la, e enquanto isso os Multissetoriais Humedales foram às ruas. Foi algo muito espontâneo e senti como minha contribuição naquela situação. Divulguei com o povo da Multissetorial e começou a soar nas suas mobilizações. Mesmo aquele que cruzou a ponte interprovincial. Foi algo histórico. Como resultado da música, eles me pediram para fazer um vídeo e pudemos juntar forças com mais artistas, eu sinto isso como um trabalho coletivo.

Paraguai

Rodrigo Rojas é vice-presidente da Reforestemos Paraguai (Refopar). Durante 2020, o país experimentou uma das piores séries de incêndios sistemáticos de sua história. Como integrante da Refopar, Rojas teve como uma de suas principais causas o combate a incêndios, mas, no caso dele, viveu essa luta em primeira mão quando quase foi preso pelas chamas na cidade de Caacupé, no sul do país. 

(Foto: Agustin Rojas)

“Jamais esquecerei o quanto é desesperador viver na própria carne a situação de estar no meio das chamas e não saber por onde começar: você precisa procurar água para combater o fogo em uma parte, enquanto em outra a o fogo é maior. É completamente desesperador. Depois que pudemos apagar o fogo, percebi que só com o esforço dos vizinhos foi possível impedir isso. Nunca vi tanta união para lutar pela proteção das casas e da natureza. Não havia água na área, então tivemos que ir buscá-la em baldes de um riacho próximo. Sem dúvida, essa luta é de todos os paraguaios. Tudo o que acontece a nível nacional e impacta o mundo é motivo de grande tristeza. A falta de aplicação das leis ambientais leva algumas pessoas a fazerem o que querem e aí está o resultado. A chuva vai ajudar a dar um pouco de descanso à natureza, mas e daí? Precisamos continuar a suportar mais incêndios e pedir um pouco de chuva?

México

Um dia, em meados de 2020, Israel – que preferia reservar sua identidade – acordou na cidade de Oaxaca, no sul do México, às três da manhã com um telefonema. “Deixaram vazio”, disseram-lhe, “levaram toda a lenha”. Dentro de uma das muitas montanhas da Serra de Oaxaca, próximo ao popular local de turismo ambiental em San José do Pacífico, a propriedade que ele cuidava com a ajuda de outros moradores da Serra, acabava de ser dizimada. A extração ilegal de madeira, entretanto, não é o único problema. Junto com táticas madeireiras agressivas, também legais, e a expansão de territórios para a agricultura, o futuro das florestas mexicanas está em suspenso. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação estabeleceu que a expansão agrícola continua a ser o principal fator de degradação florestal, desmatamento e perda de biodiversidade. Segundo o documento “Situação das Florestas Mundiais”, a agricultura comercial em grande escala responde atualmente por 40% do desmatamento tropical. Além disso, de acordo com a Global Forest Watch, de 2001 a 2019 o México perdeu 3,99 milhões de hectares de floresta, o que significa uma redução de 7,5% na cobertura de árvores. Em Oaxaca, perderam-se 353 milhões de hectares de cobertura arbórea, reduzindo a cobertura em 7%.

(Foto: Wikimedia Commons)

Para uma árvore saudável e firme crescer aqui, leva pelo menos 10 anos para crescer novamente. Para que a área que foi derrubada volte a ser floresta, são necessários pelo menos 30 anos. A questão é que eles levam tudo, ou deixam o mais feio, então as árvores que estão estrategicamente colocadas para sustentar a floresta também foram perdidas. Você tem que começar do zero.

Enfrentando uma década em que os países tentarão se recuperar de crises econômicas cada vez mais profundas, grupos ambientalistas insistem que o crescimento econômico não deve ocorrer às custas do meio ambiente. Em um mundo onde o retaii provavelmente deterá grande parte da economia urbana, é preciso parar e nos perguntar quando a noção de abundância (como a existente na Amazônia) se afastou tanto da natureza que agora a natureza mesma parece ser descartável. As novas e não tão novas gerações que começam a se conectar além das fronteiras para descobrir que não só compartilham o mesmo mundo, mas também a mesma visão do que o mundo precisa, certamente começarão a dar algumas respostas para esse dilema. Um avanço disso pôde ser visto no último encontro virtual internacional organizado por dezenas de organizações latinas. Um que teve o Multisetorial Humedales, a organização que pegou o track de Ale Lauphan, como um dos principais palestrantes.

Cidade de Rosario (Foto: Carlos Salazar)

(Foto: Carlos Salazar)

@MidiaNinja e a @CasaNinjaAmazonia realizam cobertura especial da COP26. Acompanhe a tag #ninjanacop nas redes!

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada